O índice de força relativa do Bitcoin semanal chegou ao menor nível na história, evidenciando a intensa tendência de baixa em que a criptomoeda se encontra.
O índice de força relativa (Relative Strength Index – RSI) foi criado há décadas pelo engenheiro e analista técnico J. Welles Wilder, e leva em consideração os dias com fechamentos positivos e dias com fechamentos negativos para projetar a força interna atual do ativo.
O indicador passou a ser usado por diversos traders de bitcoin e tem se mostrado útil para entender as tendências do preço do BTC. E, nesta manhã de segunda-feira (4), o analista on-chain Cauê Oliveira percebeu que o RSI semanal do Bitcoin atingiu uma ATL (All time low).
“O indicador atingiu as regiões inferiores nos fundos de bear market anteriores. O movimento atual evidencia o quão diferenciado é este ciclo, empurrando $BTC para zonas de subvalorização nunca vistas.”, disse Cauê em um tweet recente.
A importante métrica também foi comentada hoje mais cedo pelo analista PlanB, de 1,8 milhão de seguidores no Twitter. Conhecido pelo modelo Stock-to-Flow, PlanB sugeriu que, apesar de seu indicador on-chain (em roxo no gráfico abaixo) estar virando para o lado otimista, ainda aguarda o RSI confirmar o movimento para ficar bullish com o BTC.
Mas até onde o preço do bitcoin pode cair antes de enxergar uma recuperação? Não sabemos, mas os indicadores historicamente têm mostrado boas regiões de compra ou venda ao longo do tempo, então vale a pena continuar observando.
Leia mais: