Passfolio

O índice de força relativa do Bitcoin semanal chegou ao menor nível na história, evidenciando a intensa tendência de baixa em que a criptomoeda se encontra.

O índice de força relativa (Relative Strength Index – RSI) foi criado há décadas pelo engenheiro e analista técnico J. Welles Wilder, e leva em consideração os dias com fechamentos positivos e dias com fechamentos negativos para projetar a força interna atual do ativo.

O indicador passou a ser usado por diversos traders de bitcoin e tem se mostrado útil para entender as tendências do preço do BTC. E, nesta manhã de segunda-feira (4), o analista on-chain Cauê Oliveira percebeu que o RSI semanal do Bitcoin atingiu uma ATL (All time low).

mínima histórica do RSI
Preço do BTC/USD com os fundos do RSI (marcados por linhas roxas) acertando os momentos mais baixos do bitcoin. Reprodução/Twitter.

“O indicador atingiu as regiões inferiores nos fundos de bear market anteriores. O movimento atual evidencia o quão diferenciado é este ciclo, empurrando $BTC para zonas de subvalorização nunca vistas.”, disse Cauê em um tweet recente.

A importante métrica também foi comentada hoje mais cedo pelo analista PlanB, de 1,8 milhão de seguidores no Twitter. Conhecido pelo modelo Stock-to-Flow, PlanB sugeriu que, apesar de seu indicador on-chain (em roxo no gráfico abaixo) estar virando para o lado otimista, ainda aguarda o RSI confirmar o movimento para ficar bullish com o BTC.

Passfolio
RSI bitcoin on-chain
Em amarelo, o RSI do Bitcoin ainda apontando para baixo, enquanto o modelo on-chain de PlanB passa a apontar para cima. Em azul, o preço do bitcoin em dólares. Reprodução/Twitter.

Mas até onde o preço do bitcoin pode cair antes de enxergar uma recuperação? Não sabemos, mas os indicadores historicamente têm mostrado boas regiões de compra ou venda ao longo do tempo, então vale a pena continuar observando.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.