Vários gigantes financeiros, incluindo a Fidelity Investments, Citadel Securities e Charles Schwab Corp. anunciaram na terça-feira (13) que o consórcio de empresas planeja lançar uma exchange cripto chamada EDX Markets.
Os relatórios observam que empresas como Paradigm, Sequoia Capital e Virtu Financial também estão apoiando a nova plataforma. A novidade foi relatada pela primeira vez durante a primeira semana de junho, mas as empresas confirmaram a criação da plataforma nesta semana e nomearam um CEO.
EDX Markets planeja “remover conflitos de interesses significativos que afetam as exchanges existentes”
Em um comunicado de imprensa publicado terça-feira, Fidelity Investments, Charles Schwab e Citadel Securities revelaram que têm planos de lançar uma exchange cripto, que será chamada EDX Markets, e o ex-executivo da Citadel, Jamil Nazarali, será o CEO da plataforma.
A data de lançamento da EDX não está confirmada no momento, mas o mecanismo de negociação será operado pela MEMX, também conhecida como a Members Exchange. O Wall Street Journal informa que a Virtu Financial, e as empresas Paradigm e Sequoia Capital estão por trás do próximo lançamento da EDX.
A EDX atenderá a investidores institucionais e varejistas e será diferente das tradicionais exchanges cripto de hoje. O objetivo da EDX é “remover conflitos de interesse significativos que afetam as exchanges de criptomoedas existentes,” segundo o comunicado de imprensa publicado pela EDX.
Saiba mais: Irmão do ex-gerente da Coinbase se declara culpado por fraude com criptomoedas
A Fidelity tem se dedicado às criptomoedas e ao bitcoin há bastante tempo, mas Ken Griffin, da Citadel, tem sido cético. Em março de 2022, a perspectiva de Griffin sobre os criptoativos mudou, e ele mencionou que planejava fazer movimentos no meracdo cripto.
Após o comentário de Griffin, meses depois, foi relatado que a Citadel, Charles Schwab e Fidelity lançariam uma exchange.
“Sabemos que há um interesse significativo neste espaço e buscaremos investir em empresas e tecnologias que trabalhem para oferecer acesso com um forte foco regulatório e em um ambiente seguro,”
disse Mayura Hooper, porta-voz da Charles Schwab na época.
Em julho, durante o inverno cripto, enquanto a indústria demitia milhares de funcionários, a Fidelity disse que estava em uma onda de contratações para indivíduos que pudessem gerenciar trading de criptomoedas e serviços de custódia de moedas digitais.
Leia mais: