Gitcoin é uma plataforma que promove recompensas para desenvolvedores de projetos open source, em especial aqueles ligados ao mercado de criptomoedas.
O projeto é apoiado por empresas, organizações e doadores. Ele funciona em um modelo aberto parecido com o 1-1 match de doação, mas dando mais peso para participação popular.
Isso significa que não apenas as empresas podem doar para determinados trabalhos, mas também pequenos contribuidores.


Os desenvolvedores podem caçar novos trabalhos, ganhar prêmios encontrando bugs e participar de hackatons, cuja premiação é geralmente em Ether (Ethereum) ou com a stablecoin descentralizada DAI.
Hackathon proteja sua privacidade
A Gitcoin lançou hoje a página com o Hackathon virtual “Protect Privacy”, tendo uma gama de projetos abertos para os mais diversos tipos de desenvolvedores e interesses.

O hackathon da Gitcoin irá durar até o dia 29 de junho e ele é mais um passo para resolver um problema maior – o financiamento de desenvolvedores em projetos open source.
Problemas com desenvolvimento Open Source
Enquanto alguns projetos open source recebem milhões de dólares (merecidamente), outros de importância enorme ficam às favas.
Foi o caso do bug Heartbleed na biblioteca OpenSSL em 2014, ele afetou metade de todos os servidores na internet e permitia o roubo de informações confidencias. Por trás do código estavam desenvolvedores voluntários que recebiam apenas US$2.000,00 por ano em doações para manter essa parte essencial da internet.
Após a falha, gigantes como IBM, Microsoft e Linux Foundation anunciaram doações para projetos de código aberto essenciais para a infraestrura da web.
A Gitcoin tenta resolver esses problemas utilizando moedas de código aberto.
“Acreditamos que o blockchain é um divisor de águas para o financiamento de código aberto. Acreditamos que o Financiamento de Código Aberto e os Trabalhos de Código Aberto serão construídos com o Dinheiro de Código Aberto.”
Afirma a Gitcoin