Gitcoin é uma plataforma que promove recompensas para desenvolvedores de projetos open source, em especial aqueles ligados ao mercado de criptomoedas.

O projeto é apoiado por empresas, organizações e doadores. Ele funciona em um modelo aberto parecido com o 1-1 match de doação, mas dando mais peso para participação popular.

Isso significa que não apenas as empresas podem doar para determinados trabalhos, mas também pequenos contribuidores.

https://miro.medium.com/max/552/1*IVseXaA5A0zbNftr3JTbmw.gif
Open source | Fonte: Medium
https://miro.medium.com/max/912/1*HAepri-9Mdo4h0LxhhKSMA.gif
Modelo fechado

Os desenvolvedores podem caçar novos trabalhos, ganhar prêmios encontrando bugs e participar de hackatons, cuja premiação é geralmente em Ether (Ethereum) ou com a stablecoin descentralizada DAI.

Hackathon proteja sua privacidade

A Gitcoin lançou hoje a página com o Hackathon virtual “Protect Privacy“, tendo uma gama de projetos abertos para os mais diversos tipos de desenvolvedores e interesses.

Hackathon virtual proteja sua privacidade

O hackathon da Gitcoin irá durar até o dia 29 de junho e ele é mais um passo para resolver um problema maior – o financiamento de desenvolvedores em projetos open source.

Problemas com desenvolvimento Open Source

Enquanto alguns projetos open source recebem milhões de dólares (merecidamente), outros de importância enorme ficam às favas.

Foi o caso do bug Heartbleed na biblioteca OpenSSL em 2014, ele afetou metade de todos os servidores na internet e permitia o roubo de informações confidencias. Por trás do código estavam desenvolvedores voluntários que recebiam apenas US$2.000,00 por ano em doações para manter essa parte essencial da internet.

Após a falha, gigantes como IBM, Microsoft e Linux Foundation anunciaram doações para projetos de código aberto essenciais para a infraestrura da web.

A Gitcoin tenta resolver esses problemas utilizando moedas de código aberto.

“Acreditamos que o blockchain é um divisor de águas para o financiamento de código aberto. Acreditamos que o Financiamento de Código Aberto e os Trabalhos de Código Aberto serão construídos com o Dinheiro de Código Aberto.”

Afirma a Gitcoin