Cointimes

Google anuncia serviço de hospedagem em nuvem de nodes de Ethereum

Google Cloud

O Google Cloud acaba de dar mais um passo em direção ao mercado de criptomoedas. Na quinta-feira (27), o Google anunciou o serviço de hospedagem em nuvem de nodes de blockchain, começando por Ethereum.

Operadores de nodes são muitas vezes chamados de cidadãos de primeira classe no universo de blockchain, pois eles, por possuírem uma cópia do histórico do blockchain, podem verificar e validar todas as informações por conta própria.

No entanto, para usuários mais leigos, pode ser uma tarefa difícil (e cara) levantar e manter o seu próprio node. É aí que entra a computação em nuvem, que é a utilização de serviços de terceiros para a manutenção do computador que manterá o software rodando a sua cópia blockchain.

O Google Cloud então criou o Blockchain Node Engine, um serviço de hospedagem de nodes totalmente gerenciado que pode minimizar a necessidade de operações de nodes.

“As empresas Web3 que requerem nodes dedicados podem retransmitir transações, implantar contratos inteligentes e ler ou escrever dados de blockchain com a confiabilidade, desempenho e segurança que esperam do Google Cloud compute e da infra-estrutura de rede.”, disse a empresa em publicação de blog.

O serviço é anunciado como um passo do compromisso do Google de ajudar os desenvolvedores da Web3 a construir e implantar novos produtos em plataformas baseadas em blockchain. Na primeira fase do Blockchain Node Engine, apenas nodes de Ethereum serão suportados.

Em questão de minimização da necessidade de confiança, utilizar um node em serviços de hospedagem em nuvem pode ser considerado um meio termo entre não rodar o seu node, confiando em exploradores de blocos online, por exemplo, e ser soberano rodando seu próprio node em casa.

Recentemente, o Google Cloud prometeu aceitar diversas criptomoedas como forma de pagamento por seus serviços após uma parceria estratégica com a Coinbase Commerce. Com a ferramenta de uma das maiores exchanges norte-americanas, o Google Cloud vai aceitar bitcoin, ethers e pelo menos outras 8 criptos como moeda.

Veja também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading