O governo dos Estados Unidos, através da Administração Nacional de Informações e Telecomunicações (NTIA), lançou um “Pedido de Comentário sobre a Política de Responsabilidade da IA” (AI Accountability Policy Request for Comment) em busca de opiniões sobre como políticas de regulamentação podem sustentar o desenvolvimento de auditorias, avaliações, certificações e outros mecanismos para criar confiança em sistemas de inteligência artificial (IA).
A NTIA está buscando opiniões sobre quais políticas devem moldar o ecossistema de responsabilidade da IA, incluindo tópicos como: garantia de IA, tipos de acesso a dados necessários para conduzir auditorias e avaliações, como os reguladores e outros atores podem incentivar e apoiar a garantia credível dos sistemas de IA, e quais abordagens diferentes podem ser necessárias em diferentes setores da indústria, como emprego ou saúde.
Os comentários escritos em resposta ao RFC devem ser enviados à NTIA até 12 de junho de 2023 e serão tornados publicamente disponíveis através do site www.regulations.gov.
Além disso, várias entidades já se manifestaram sobre estas políticas. Uma delas, a empresa de segurança Trail of Bits, argumenta que a responsabilidade da IA depende das afirmações e do contexto em que a IA é usada e implantada. Afirmam que não pode haver responsabilidade ou regulamentação da IA sem um contexto definido.
A empresa propõe a utilização de Domínios de Design Operacional (ODDs), um conceito adotado dos sistemas de condução automotiva, para definir os envelopes operacionais para as avaliações de risco dos sistemas baseados em IA.
Também argumenta que não há uma regra única para a confiança nos sistemas de IA. A determinação de quanto as tecnologias de IA podem e precisam ser confiáveis depende do risco que a sociedade aceita para o contexto em que são usadas.
Outra preocupação levantada é que os sistemas atuais baseados em IA não possuem componentes de software únicos que justifiquem um esquema de licenciamento generalizado, o que poderia prejudicar o uso do software como um todo.
Por fim, a Trail of Bits sugere que corpos independentes, como auditores e reguladores, devem avaliar as reivindicações de confiabilidade e responsabilidade dos sistemas baseados em IA.
AI já conseguem usar o Bitcoin
Se o governo já está preocupado com o uso de IA, pouco tem se falado da capacidade de integração com o mercado de criptomoedas.
De fato, o uso de Inteligência Artificial está chegando para o mercado de criptomoedas.
Os agentes de IA e serviços de processamento de linguagem natural (NLP) já podem utilizar a rede de pagamentos do bitcoin, a Lightning Network (LN) graças a novos desenvolvimentos.
Saiba mais em sobre os avanços da Inteligência Artificial com o bitcoin no artigo: Bitcoin se integra a Inteligência Artificial com camada de pagamentos semelhante ao PIX
A consulta pública reforça a importância do debate sobre a regulamentação da inteligência artificial e ressalta o papel crucial dos atores sociais neste processo.