Cointimes

Grayscale ameaça CVM americana de processo se recusarem seu ETF de Bitcoin

Michael Sonnenshein, CEO da Grayscale
  • Embora o Brasil já tenha seu ETF de Bitcoin, a SEC (CVM dos EUA) continua recusando diversas listagens de ETFs de BTC há anos.
  • A prioridade atual da Grayscale é transformar seu fundo GBTC em ETF e o CEO Michael Sonnenshein não descarta a possibilidade de ações judiciais.

A Grayscale está considerando uma ação legal contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC – Securities and Exchange Commission) se a agência continuar a proibir o lançamento de um ETF spot de bitcoin, disse o CEO Michael Sonnenshein.

Os norte-americanos já viram a aprovação de um ETF de Bitcoin baseado em contratos futuros, mas composto também por títulos públicos. No entanto, todas as tentativas de listar nos EUA um ETF spot, ou seja, que negocia bitcoin à vista, foram recusadas.

“Acho que todas as opções estão na mesa”, disse Sonnenshein durante uma entrevista à Bloomberg na segunda-feira, quando perguntado se a Grayscale consideraria um processo da Lei de Procedimento Administrativo se seu pedido para converter o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF for negado.

A maior gestora de ativos de moeda digital do mundo entrou com pedido de conversão de seu principal trust, que é inferior à estrutura de ETF de bitcoin spot atualmente proibida, disse Sonnenshein, em abril de 2021.

“A equipe da Grayscale está colocando todos os recursos de nossa empresa na conversão do GBTC, nosso principal fundo, em um ETF”, disse Sonnenshein. “É realmente importante que os investidores saibam que temos e continuaremos a defendê-los.”

A SEC está atualmente buscando comentários públicos sobre a aprovação de um ETF spot de bitcoin. O regulador concedeu aos emissores, investidores e outras partes interessadas 240 dias para apresentar sugestões; o período termina no início de julho.

A Grayscale tem incentivado os investidores a enviar comentários, até mesmo criando uma página de educação e um formulário de e-mail em seu site.

“Esta é uma parte muito, muito importante do processo”, disse Sonnenshein.

“O GBTC hoje é de propriedade de investidores em todos os 50 estados, e atualmente existem mais de 800.000 contas nos EUA, todas esperando pacientemente para convertê-lo em um ETF.”

A SEC citou a preocupação com a manipulação de mercado como o principal obstáculo para aprovar um produto spot.

“Ao revisar ETPs [Exchange-traded products ou produto negociado em bolsa] spot de bitcoin, a comissão deve aplicar todos os padrões do Exchange Act, que seguiu em conexão com seus pedidos, considerando propostas anteriores para listar ETPs spot de bitcoin”, escreveu o presidente da SEC, Gary Gensler, em uma carta recente.

“Em particular, a comissão deve considerar se a proposta de ETP spot de bitcoin foi projetada para evitar atos e práticas fraudulentas e manipuladoras.”

Apesar do longo processo regulatório, Sonnenshein insistiu que a equipe da Grayscale continua confiante de que a conversão para um ETF acontecerá eventualmente.

“Em última análise, acreditamos que é uma questão de quando não é uma questão de se um ETF de Bitcoin spot é aprovado”, disse ele.

Veja também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading