• Fundação Optimism, do token de segunda camada $OP, perdeu 20 milhões do criptoativo ao transferir para um market maker.
  • Mercado desaba mesmo com plano de recompra dos ativos. 

O fórum de governança da comunidade do criptoativo Optimism ficou chocado com um hack que transferiu cerca de R$86 milhões de tokens OP na cotação atual para as mãos de um hacker devido a um erro incrível. 

Como um market maker perdeu milhões de tokens OP

De acordo com a mensagem da empresa de market maker Wintermute, a Fundação Optimism – responsável pelo desenvolvimento do token $OP de segunda camada do Ethereum – fez um empréstimo no valor de 20 milhões de tokens para um endereço da Wintermute antes do final de maio.

A transferência foi feita, contudo, a empresa utilizou um endereço multi-assinatura do blockchain da rede Ethereum para receber os fundos. O contrato não fora implementada na rede OP, segunda camada do Ethereum devido a um erro de comunicação.

 A Wintermute notificou os criadores da Optimism que confirmaram a impossibilidade de qualquer outra pessoa roubar os fundos. A ideia era recuperar os fundos no dia 7 de junho.

Passfolio

“Wintermute avaliou que os fundos eram potencialmente recuperáveis ​​e que ninguém além de Wintermute poderia recuperar esses fundos….A retirada estava marcada para o dia 7 de junho. No entanto, a suposição de que os fundos só podem ser recuperados pela Wintermute provou ser falsa.”

disse o market maker.

Contudo, menos de 24 horas depois de notificar a Fundação Optimism sobre o erro de comunicação, um hacker conseguiu acesso ao endereço e vendeu 1 milhão de OP em troca de ether. 

“[O hacker] fez a execução de um ataque de repetição, reproduzindo a implantação do Gnosis Safe MasterCopy 1.1.1 da rede principal Eth. Eles então usaram o contrato implantado anteriormente 0xE7145dd6287AE53326347f3A6694fCf2954bcD8A para implantar cofres por lotes de 162. O hacker então continuou vendendo 1 milhão de tokens OP para ETH e retirou-se de volta para L1 via pontes Synapse e Hop para usar o dinheiro tornado na rede principal.”

afirmou um post da Fundação Optimism.

Em outras palavras, o hacker conseguiu acesso aos tokens antes da equipe da Wintermute e vendeu 1 milhão de OP.

COm isso, a Fundação Optimism se comprometeu a comprar os tokens de volta para evitar e volatilidade de mercado e também fará uma “segunda concessão de curto prazo de 20 milhões de OP para Wintermute”. O token caiu mais de 26% nas últimas 24 horas.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br