Cointimes

ADs

Idas e vindas do mercado: mais quedas, mais volatilidade

Queda no gráfico

As notícias dos principais mercados chegam sem muita surpresa, considerando o ano tumultuado que estamos vivendo.

O anúncio das novas taxas de Índice de Preços ao Consumidor (CPI) nos Estados Unidos levou a quedas imediatas em diversos mercados e não foi bem recebido pelos investidores, que já começaram a precificar os próximos aumentos e a porcentagem final dos juros americanos com o término de 2022.

Outra consequência desta alta pior do que o esperado foi a liquidação de mais de R$ 1 bilhão de reais em bitcoin e outras criptomoedas.

FED WATCH TOOL

O novo insucesso do Federal Reserve Bank (o Fed) em conter a inflação é apenas mais um de muitos reflexos recentes de que enquanto não houver um recuo nesta política de aumento de juros, a perspectiva não é outra que não a de mais quedas.

Recuperações superficiais e muita volatilidade

Quem esperava por uma manhã de sexta com mais baixas acabou se deparando com uma realidade bem diferente. O que vimos foi uma rápida recuperação do bitcoin e de outros ativos de mercados importantes, como o S&P 500 e o próprio dólar, que rejeitaram a continuação das quedas e vieram buscar regiões de suporte para tentar formar seus fundos durante os últimos momentos deste ano.

Gráfico de preços do bitcoin
BTC/USD, 4h. Gráfico: TradingView.

Assim como o derretimento dos mercados na manhã de ontem não foi um indicativo de venda motivada por medo (ou pelo menos não deveria ser), esse respiro inesperado não deve ser interpretado como uma tendência de alta. Ainda vivemos um momento macro perigosamente conturbado, sem qualquer tipo de aceno positivo da economia, como uma redução da escalada dos juros americanos.

Não dá para saber se esses balanços positivos de hoje são o início de uma formação de fundo ou se a volatilidade voltará a atacar. É tudo muito incerto; o bitcoin, por exemplo, está desesperadamente buscando se manter em níveis acima dos US $21.000, mas o histórico recente não mostra força compradora para que esse cenário se concretize. O que vemos é a retomada da pressão vendedora, levando a mais quedas sempre que o BTC ensaia uma recuperação.

2022 é um ano em que o mercado cripto vem se ajustando aos mercados centralizados, mais tradicionais, com décadas em atividade, e é importante lembrar da parte fundamentalista dos ativos digitais, que seguem demonstrando sua utilidade e solucionando problemas. Os fundamentos dos projetos mais bem-sucedidos permanecem os mesmos independentemente do momento de mercado.

São em épocas de baixa como essa que devemos exercitar a cautela. Ter paciência é fundamental para fazer investimentos seguros e aguardar o retorno do mercado ao ciclo de alta, sem se deixar levar por movimentações voláteis, tanto para cima quanto para baixo.

Para continuar acompanhando a situação macroeconômica e o momento das criptomoedas, vem para o Discord da Foxbit para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!