Mais de um bilhão de reais em criptomoedas foram liquidados à medida que os novos dados de inflação dos EUA abalaram os mercados globais.
De acordo com dados da empresa de inteligência de mercado Coinglass, cerca de 250 milhões de dólares de bitcoin (BTC) e outros ativos digitais foram liquidados nas últimas 12 horas de traders alavancados.
As liquidações foram desencadeadas por um relatório pior do que o esperado sobre a inflação nos EUA. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), um método de cálculo das taxas de inflação para os consumidores, subiu 0,4% para o mês, maior do que as estimativas de um aumento de 0,3%.
O relatório desencadeou um crash rápido nos mercados de criptomoedas, com o BTC caindo de cerca de US $19.000 para um mínimo de US $18.317, embora tenha voltado para acima de $19.000 depois.
As criptos mais fortemente liquidadas são Bitcoin e Ethereum (ETH). Quase 40 milhões de dólares de BTC foram liquidados enquanto 37,6 milhões de dólares de ETH foram vendidos forçadamente de traders.
Outras criptos notáveis que foram vendidas incluem Solana (SOL), XRP e Cardano (ADA), com $2,84 milhões, $1,89 milhão e $1,23 milhão liquidados, respectivamente.
A Coinglass também revelou que a maioria das posições liquidadas em plataformas de negociações de criptomoedas eram contratos futuros que apostavam na alta (longs).
De acordo com o CPI, que é divulgado mensalmente, a inflação aumenta 8,2% ano após ano. Embora o CPI tecnicamente não inclua alimentos e gás, ele ainda mantém o controle de seus índices de preços, que também mostram aumentos significativos.
“O índice ‘todos os itens’ aumentou 8,2% para os 12 meses terminados em setembro, um valor ligeiramente menor do que o aumento de 8,3% para o período terminado em agosto. O índice ‘todos os itens’ [menos] alimentos e energia subiu 6,6% nos últimos 12 meses.
O índice de energia aumentou 19,8% para os 12 meses terminados em setembro, um aumento menor que o aumento de 23,8% para o período terminado em agosto. O índice de alimentos aumentou 11,2% durante o último ano“.
Veja também: