Bill Gates fez críticas sobre a tecnologia NFT, em conferência climática realizada na terça-feira, e disse que, como ativos financeiros, estes tokens e outras criptomoedas são baseados na “Teoria do Maior Idiota”.

A “Teoria do Maior Idiota”

De acordo com o empresário, investidor e filantropo, Bill Gates, o mercado de criptomoedas é apenas um jogo baseado na “Teoria do Maior Idiota” – ou “the greater fool theory” em inglês.

Bill Gates realizou este e outros comentários em um evento realizado na Califórnia pela TechCrunch, cujo tema central girava em torno de preocupações ambientais e questões climáticas. O quarto homem mais rico do mundo, segundo a Forbes, palestrou em nome da Breakthrough Energy Venturesfundo de investimentos focado no “clima”, criado por ele.

“Como uma classe de ativos, é 100% baseado na “the greater fool theory” – que alguém vai pagar mais por isso do que eu.”

– Bill Gates

De acordo com o conceito muito conhecido no setor financeiro, este jogo se baseia em um participante comprar determinado ativo sem realmente acreditar no seu valor, apenas com a expectativa de que conseguirá vender mais caro para alguém, com a mesma expectativa, em outro momento.

Passfolio

O que acontece, neste “jogo”, é que o primeiro comprador que também comprou de alguém com este objetivo, seria o primeiro “idiota”, esperando um segundo “idiota” aparecer, que espera um terceiro e assim sucessivamente.

A teoria explica que em algum momento alguém será o último (ou o maior) idiota, que perde o jogo ao ficar com um ativo sem utilidade em carteira que não consegue vender para outras pessoas. Perdendo dinheiro.

Leia mais: Atividade na blockchain do Bitcoin atinge mínimas de 2010, segundo índice de Dormência

Nem long, nem short, mas irônico

Na mesma ocasião, Gates disse que não pretende jogar esse jogo em nenhum dos lados e não possui nenhuma posição especulativa aberta no mercado cripto, nem apostando em sua falha (short) e muito menos em seu sucesso (long). Ele prefere se manter “de fora” e investir em ativos que apresentem valor de demanda.

Em um certo momento ele fez um comentário irônico que tirou algumas risadas da platéia, quando disse que:

“Imagens digitais de macacos vão melhorar imensamente o mundo.”

– Bill Gates

Com isso, o filantropo sugere que a tecnologia de tokens não-fungíveis não possuem importância real, a partir de sua própria concepção de valor, mas comete um erro infantil ao generalizar um mercado tão diversificado e com tantas aplicações reais em apenas um dos projetos que acabou ganhando destaque na mídia, exatamente porque mobilizou muitas celebridades e um alto valor de capital.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br