Cointimes Awards

O impostômetro

O painel exibido no site do impostômetro exibe um número mastodonte: cerca de 2,3 trilhões de reais em impostos foram pagos pelos brasileiros desde o começo desse ano. A princípio, pode parecer apenas um número indignante, mas, na verdade, ele exibe uma realidade um pouco mais cruel.

painel do impostômetro

Segundo o site do Governo Federal, o Impostômetro foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O que poderia ser comprado com esse dinheiro?

O dinheiro gasto com impostos poderia comprar: 5,4 bilhões de cestas básicas, financiar 50 salários mínimos por mês durante 4 milhões de anos, comprar 6 milhões de carros modelo BMW M2 ou até mesmo adquirir mais de 3 milhões de apartamentos de 3 quartos e garagem no Bairro Morumbi, localizado na capital de São Paulo.

segundo impostômetro, com o dinheiro arrecadado, daria para pagar mais de 6 milhões de bmw m2

Para ter uma ideia da magnitude da quantia de dinheiro que estamos lidando: esse montante, aplicado em uma simples caderneta de poupança, renderia mais de R$300.000 de juros por minuto. Ou mais de R$ 13 bilhões de juros por mês.

Cointimes Awards

O peso dos impostos

Os principais impostos que engordam essa conta são: Imposto de Renda (IR), Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Previdência, COFINS, além de IPI, IOF e ISS. Vale lembrar que foram citados apenas os principais impostos, de uma lista gigantesca de letras e nomes.

O brasileiro está trabalhando em média 153 dias para somente para pagar impostos, o que dá quase a metade do ano. Ou seja, pode-se dizer que ele é funcionário do governo e nem sabe disso, contudo, ele não vê a remuneração desse trabalho, que vai sob forma de impostos para o governo.

dias trabalhados no ano para pagar impostos segundo impostômetro

Colocando em perspectiva de anos, o cenário exibe uma face mais cruel: o brasileiro trabalha em média 31 anos somente para pagar impostos ao governo federal. O que mostra a quão elevada é a carga tributária que a população brasileira precisa lidar.

carga tributária do brasil segundo impostômetro
Atualmente, a carga tributária brasileira está em 32% do PIB brasileiro.

A maioria desses impostos está embutida sob o consumo de produtos. Ou seja, no ato da compra de um produto, o brasileiro já está pagando impostos. Além disso, maioria desses produtos já é tributada antes mesmo de chagar às prateleiras dos comércios, o que potencializa ainda mais a quantia paga de impostos pelo brasileiro, seja direta ou indiretamente.

Cointimes Awards

Tal cenário só mudaria com uma ampla reforma tributária, defendida por Paulo Guedes, através da simplificação de impostos. Contudo, dificilmente o peso dos impostos diminuirá para a população brasileira, uma vez que o governo conta com esse dinheiro para se financiar.

Leia também:

Este tipo de conteúdo é relevante para você ou alguma pessoa que você conhece? Se for, siga e compartilhe a página do Cointimes e se mantenha sempre atualizado no mercado – FacebookTwitterInstagram.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br