Breaking News  
Brasileiros já pagaram mais de 2 trilhões de reais em impostos Economia

Brasileiros já pagaram mais de 2 trilhões de reais em impostos

Segundo IBPT, brasileiros pagaram mais de 2 trilhões de reais em impostos.

Lucas Bassotto
Lucas Bassotto

O impostômetro

O painel exibido no site do impostômetro exibe um número mastodonte: cerca de 2,3 trilhões de reais em impostos foram pagos pelos brasileiros desde o começo desse ano. A princípio, pode parecer apenas um número indignante, mas, na verdade, ele exibe uma realidade um pouco mais cruel.

painel do impostômetro

Segundo o site do Governo Federal, o Impostômetro foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O que poderia ser comprado com esse dinheiro?

O dinheiro gasto com impostos poderia comprar: 5,4 bilhões de cestas básicas, financiar 50 salários mínimos por mês durante 4 milhões de anos, comprar 6 milhões de carros modelo BMW M2 ou até mesmo adquirir mais de 3 milhões de apartamentos de 3 quartos e garagem no Bairro Morumbi, localizado na capital de São Paulo.

segundo impostômetro, com o dinheiro arrecadado, daria para pagar mais de 6 milhões de bmw m2

Para ter uma ideia da magnitude da quantia de dinheiro que estamos lidando: esse montante, aplicado em uma simples caderneta de poupança, renderia mais de R$300.000 de juros por minuto. Ou mais de R$ 13 bilhões de juros por mês.

O peso dos impostos

Os principais impostos que engordam essa conta são: Imposto de Renda (IR), Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Previdência, COFINS, além de IPI, IOF e ISS. Vale lembrar que foram citados apenas os principais impostos, de uma lista gigantesca de letras e nomes.

O brasileiro está trabalhando em média 153 dias para somente para pagar impostos, o que dá quase a metade do ano. Ou seja, pode-se dizer que ele é funcionário do governo e nem sabe disso, contudo, ele não vê a remuneração desse trabalho, que vai sob forma de impostos para o governo.

dias trabalhados no ano para pagar impostos segundo impostômetro

Colocando em perspectiva de anos, o cenário exibe uma face mais cruel: o brasileiro trabalha em média 31 anos somente para pagar impostos ao governo federal. O que mostra a quão elevada é a carga tributária que a população brasileira precisa lidar.

carga tributária do brasil segundo impostômetro
Atualmente, a carga tributária brasileira está em 32% do PIB brasileiro.

A maioria desses impostos está embutida sob o consumo de produtos. Ou seja, no ato da compra de um produto, o brasileiro já está pagando impostos. Além disso, maioria desses produtos já é tributada antes mesmo de chagar às prateleiras dos comércios, o que potencializa ainda mais a quantia paga de impostos pelo brasileiro, seja direta ou indiretamente.

Tal cenário só mudaria com uma ampla reforma tributária, defendida por Paulo Guedes, através da simplificação de impostos. Contudo, dificilmente o peso dos impostos diminuirá para a população brasileira, uma vez que o governo conta com esse dinheiro para se financiar.

Leia também:

Este tipo de conteúdo é relevante para você ou alguma pessoa que você conhece? Se for, siga e compartilhe a página do Cointimes e se mantenha sempre atualizado no mercado – FacebookTwitterInstagram.

Lucas Bassotto
Lucas Bassotto

Sou Lucas Bassotto, graduando em Economia. Um grande entusiasta do mundo da criptoeconomia. Atualmente trabalho na Foxbit produzindo conteúdo.

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.