Em live para o jornal Valor Econômico, Luis Stuhlberger, CEO e CIO Fundo Verde disse que se a gente pudesse calcular a inflação real nesse ano, diria que está algo entre 6 e 7%, em contraste com os 4,3% calculados pelo IBGE. “Ninguém pode fazer exatamente esse cálculo, mas a inflação real é maior do que a do IPCA.”, disse.

Acontece que, devido a mudança do perfil de gastos dos brasileiros este ano, principalmente por conta da pandemia de covid-19, o peso que cada produto tem no índice de inflação não representou bem o aumento de preços de 2020 que os brasileiros sentiram.

As menores e maiores variações no IPCA de janeiro a novembro. Fonte: IBGE, Verde AM, Valor Econômico. Reprodução/Youtube.
As menores e maiores variações no IPCA de janeiro a novembro. Fonte: IBGE, Verde AM, Valor Econômico. Reprodução/Youtube.

Para complementar a tabela anterior, Stuhlberger mostrou o aumento ou diminuição de consumo em relação à fevereiro de 2020. “O que se compra está com inflação no ano de +10%, [enquanto o] que não se compra tem variação em torno de -0%”, lê-se na apresentação de slides. 

"inflação covid"


“Não estou fazendo uma crítica ao IBGE, porque a POF, Pesquisa de Orçamento Familiar, que dá os pesos na cesta de consumo da família brasileira, ela não tem como mudar em um ano. Ela está aí atemporal.”, esclareceu o investidor.

Um dos países que mais gastou, sendo um dos mais endividados

Com os juros baixos de 2020, Selic por volta de 2,80, mais uma inflação de 4,3%, Stuhlberger pontua que o Brasil está vendo juros reais negativos pela primeira vez desde a hiperinflação. E esse foi outro fator que impulsionou o consumo.

O gestor cita as reformas de 2016, como a previdenciária, trabalhistas e do teto de gastos como positivas, mas “quando você passa vários anos com medidas duras de contenção de gastos, fazendo reformas e o crescimento não vem, isso dá uma sensação de frustração muito grande”, segundo ele.

Sem crescimento, com muitas dívidas e em face de uma crise sanitária, o Brasil foi um dos países que mais gastou, se endividando ainda mais. Segundo um relatório recente do Banco BTG, o teto de gastos de 2021 já está estourado.

Fonte: Luis Stuhlberger do Fundo Verde e Valor Econômico. (Reprodução/Youtube.)
Fonte: Luis Stuhlberger do Fundo Verde e Valor Econômico. (Reprodução/Youtube.)

No início do ano, em live com a XP Investimentos, o CEO do Fundo Verde previu um cenário de endividamento governamental impossível de ser pago ao redor do mundo, classificando isso como “Grande Plano Collor Mundial“.

Na ocasião, sugeriu que quando a bomba estourasse, tanto ouro, quanto bitcoin, quanto terra seriam melhores que dinheiro.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br