Cointimes Awards

Em live para o jornal Valor Econômico, Luis Stuhlberger, CEO e CIO Fundo Verde disse que se a gente pudesse calcular a inflação real nesse ano, diria que está algo entre 6 e 7%, em contraste com os 4,3% calculados pelo IBGE. “Ninguém pode fazer exatamente esse cálculo, mas a inflação real é maior do que a do IPCA.”, disse.

Acontece que, devido a mudança do perfil de gastos dos brasileiros este ano, principalmente por conta da pandemia de covid-19, o peso que cada produto tem no índice de inflação não representou bem o aumento de preços de 2020 que os brasileiros sentiram.

As menores e maiores variações no IPCA de janeiro a novembro. Fonte: IBGE, Verde AM, Valor Econômico. Reprodução/Youtube.
As menores e maiores variações no IPCA de janeiro a novembro. Fonte: IBGE, Verde AM, Valor Econômico. Reprodução/Youtube.

Para complementar a tabela anterior, Stuhlberger mostrou o aumento ou diminuição de consumo em relação à fevereiro de 2020. “O que se compra está com inflação no ano de +10%, [enquanto o] que não se compra tem variação em torno de -0%”, lê-se na apresentação de slides. 

"inflação covid"


“Não estou fazendo uma crítica ao IBGE, porque a POF, Pesquisa de Orçamento Familiar, que dá os pesos na cesta de consumo da família brasileira, ela não tem como mudar em um ano. Ela está aí atemporal.”, esclareceu o investidor.

Cointimes Awards

Um dos países que mais gastou, sendo um dos mais endividados

Com os juros baixos de 2020, Selic por volta de 2,80, mais uma inflação de 4,3%, Stuhlberger pontua que o Brasil está vendo juros reais negativos pela primeira vez desde a hiperinflação. E esse foi outro fator que impulsionou o consumo.

O gestor cita as reformas de 2016, como a previdenciária, trabalhistas e do teto de gastos como positivas, mas “quando você passa vários anos com medidas duras de contenção de gastos, fazendo reformas e o crescimento não vem, isso dá uma sensação de frustração muito grande”, segundo ele.

Sem crescimento, com muitas dívidas e em face de uma crise sanitária, o Brasil foi um dos países que mais gastou, se endividando ainda mais. Segundo um relatório recente do Banco BTG, o teto de gastos de 2021 já está estourado.

Fonte: Luis Stuhlberger do Fundo Verde e Valor Econômico. (Reprodução/Youtube.)
Fonte: Luis Stuhlberger do Fundo Verde e Valor Econômico. (Reprodução/Youtube.)

No início do ano, em live com a XP Investimentos, o CEO do Fundo Verde previu um cenário de endividamento governamental impossível de ser pago ao redor do mundo, classificando isso como “Grande Plano Collor Mundial“.

Cointimes Awards

Na ocasião, sugeriu que quando a bomba estourasse, tanto ouro, quanto bitcoin, quanto terra seriam melhores que dinheiro.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br