Um investidor de Solana abriu uma ação no início de julho contra o CEO da Solana, Anatoly Yakovenko, a Solana Labs, a Solana Foundation, além da empresa de investimento Multicoin Capital e a exchange FalconX, acusando todos eles de ganharem dinheiro em cima dos investidores comuns.

O autor do processo, Mark Young, argumenta que o token SOL, da rede Solana, deveria ser considerado um título não registrado (unregistered security). Ou seja, ele sugere que a Solana deveria passar pelo mesmo escrutínio que a Ripple está passando com a CVM dos EUA (Securities and Exchange Commission – SEC).

Além disso, Young acusa os réus de fazerem declarações enganosas para lucrar em cima dos investidores de varejo com o token SOL, que supostamente estaria em desacordo com as leis de valores mobiliários nos EUA. “Os investidores sofreram perdas  enormes”, disse o investidor que comprou os tokens da rede em 2021.

De acordo com a petição inicial, o processo foi aberto como uma ação coletiva, em nome de todos os compradores de SOL nos EUA dentro do período de 24 de março de 2020 até 1 de julho de 2022.

Young supostamente revelou em documentos que os réus gastaram quantias exorbitantes para promover a Solana nos EUA desde abril de 2020, o que eventualmente teria ajudado a impulsionar o preço da solana para sua máxima histórica de US $259 há cerca de 8 meses.

“Esses esforços promocionais levaram a security SOL de um criptoativo relativamente desconhecido para um dos maiores criptoativos do mundo”, alega o autor da ação.

O investidor também afirma que os promotores do token enganaram os investidores em relação à oferta total do token e sua natureza descentralizada. Os poucos nodes da rede Solana são, pelo menos em maioria, mantidos pela própria Solana Foundation. Também existe uma séria acusação feita pela comunidade de que a equipe havia dito em abril de 2020, em um artigo agora modificado, que a Solana tinha apenas 8,2 milhões de tokens, mas isso mudou do dia para a noite quando descobriram uma carteira com 13 milhões de SOL.

“Em maio de 2021, insiders [pessoas associadas ao projeto] detinham 48% da oferta de SOL. A rede é então altamente centralizada.”, disse Young.

No momento, a Solana está acumulando perdas de 85% desde sua máxima histórica e é negociada a US $38,4, segundo o Coingolive.

Até o momento da escrita desta matéria, nenhuma das partes acusadas comentou sobre o caso publicamente.

Veja mais:

Passfolio