Cointimes Awards

Um portal de notícias muçulmanas com relações com o ISIS atualizou a maneira de receber doações para o site, Bitcoin não oferecia a privacidade que o site desejava.

Prova disso foi o caso de uma mulher norte-americana indiciada em 2017 por financiar o ISIS com Bitcoin, que acabou sendo condenada a 13 anos de prisão.

Segundo a plataforma de inteligência blockchain Whitestream, o grupo utilizava um único endereço para receber as transações vindas do site, uma das formas menos privadas de se utilizar o Bitcoin.

“No blockchain do Bitcoin nós podemos ver a data [das transações], o ISIS agrupou algumas das últimas doações. O endereço de Bitcoin -> 38R62BMQG8WyVy8h6VhCQ8B2oYUkSB2PDK

Cointimes Awards

Conforme o site independente para jihadistas, o Monero oferece mais segurança por não ser rastreável.

Quando você envia a moeda, ninguém conhece o blockchain do endereço do remetente, assim como o endereço do destinatário ou mesmo a quantidade que você enviou, mesmo se você comprou com uma identidade real, ninguém pode rastrear o que depois comprei o Monero.

Página informando a mudança de criptomoeda para doações.

Bom para o Bitcoin?

Na visão da Whitestream, isso significaria uma vitória para a comunidade do Bitcoin, que disse que com “conscientização criada ao redor do mundo, e graças a colaborações globais, conseguimos empurrar o ISIS para fora do blockchain do Bitcoin.”

Na comunidade do Reddit, boa parte dos usuários concordou que isso seria benéfico para o Bitcoin. Enquanto outros relataram sentimentos “misturados ou confusos”, afinal isso indicou uma falta de privacidade no blockchain.

Na postagem original, um comentário dizia:

Cointimes Awards

“Bom para a reputação do Bitcoin e seu valor no longo prazo. Bom para o Monero porque demonstra sua quase completa privacidade.”

A tecnologia blockchain já tinha sido experimentada pelo grupo terrorista anteriormente, com um aplicativo de mensagens focado em privacidade.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br