O youtuber e podcaster Izzy Nobre voltou a falar de bitcoin neste final de semana, quando tuitou uma lista de “problemas” da principal criptomoeda do mercado, entre elas a possibilidade de Bolsonaro acabar com essa “revolução libertária”.

Apesar de aparentemente não perceber qual o valor do Bitcoin, Izzy não é novo no mundo das criptomoedas, tendo inclusive debatido há alguns anos com Daniel Fraga, um dos pioneiros em criação de conteúdo sobre criptomoeda no Brasil.

Segundo o próprio youtuber, ele conheceu o Bitcoin desde seu início por meio de um fórum chamado Something Awful por volta de 2009. Izzy deixou de ficar milionário apenas comprando (ou minerando) algumas moedas e já assumiu seu erro.

Por conta disso, alguns seguidores acreditam que os tweets sejam apenas uma ironia, no entanto, não é isso que realmente importa. Algumas pessoas podem não entender a possível brincadeira ou mesmo apresentarem dúvidas parecidas.

Os antigos e mesmos “problemas” do Bitcoin

izzy nobre: existem inumeros problemas com o bitcoin 1) o estado não pode emitir mais bitcoins, ou seja, se torna impossivel de reguladores afetarem o mercado. 2) so matador de aluguel da dark web usa esse negocio, nem loja nem puta aceita

O primeiro ponto é que Estados podem sim emitir bitcoins, como uma rede descentralizada e aberta, o código não discrimina quem pode ou não participar. Exemplo disso é a recente criação de uma pool de mineração pelo governo venezuelano.

O que o Estado não pode ditar é a quantidade emitida de bitcoins, como ele faz com a moeda estatal. Porém, isso só faz da criptomoeda uma commodity similar ao ouro, que também possui uma oferta limitada e nem por isso deixa de ser uma forte reserva de valor, muito pelo contrário. Enquanto as moedas estatais perdem valor constantemente pela inflação, os ativos fortes como Bitcoin e ouro se mantém firmes. Esse ano foi um excelente exemplo disso.

O segundo ponto realmente parece apenas uma brincadeira, pois todas as pesquisas de mercado apontam o contrário. Um relatório da Elliptic de 2018 apontou que apenas 1% das transações no blockchain do Bitcoin estão relacionadas com atividades ilícitas como lavagem de dinheiro, ransomwares e golpes conhecidos. Relatórios mais recentes da Chainalysis mostram que essa porcentagem se manteve em 2019.

Enquanto isso, 19071 lojas identificadas pelo Coinmap, aceitam criptomoedas como pagamento ao redor do mundo no momento em que escrevo essa matéria. Além disso, um recente estudo da Bitpay observou que comerciantes que aceitam bitcoin atraem mais clientes e vendas.

Se resumirmos os dois argumentos em “descentralização e falta de aceitação”, isso significa que Izzy apenas está repetindo seus erros de quase sete anos do vídeo “Os dois problemas do Bitcoin“. Vale lembrar que eles já foram respondidos por Daniel Fraga em seu vídeo “As duas grandes vantagens do Bitcoin“.

Jair Bolsonaro pode acabar com o Bitcoin

Mas, segundo Izzy, os problemas não param por aí. A declaração “é difícil” e o Bolsonaro pode proibir e matar a moeda “antes de começar”.

Izzy Nobre: acabei de pensar no terceiro problema: como declarar bitcoin no IR? dificulta mto. Mais um problema: se o presidente jair bolsonaro declara amanha que é ilegal, cabou.

Como Nobre bem sabe, a criptomoeda já começou faz um bom tempo, e os governos já perceberam a dificuldade em proibir a tecnologia. Até mesmo o Banco Central da Rússia admitiu que “não dá para proibir o Bitcoin”. Enquanto alguns Estados já tentaram, como a Índia, os governantes acabam percebendo que é melhor “entrar no jogo” e apenas tentar regular o quanto podem.

Quanto a declaração, apesar de ser uma dúvida comum ela é resolvida de forma fácil. Caso deseje fazer isso, basta ler um pequeno e simples passo a passo no blog da Foxbit. Se tiver mais dúvidas basta consultar profissionais especializados como a Ana Paula Rabelo do canal Declarando Bitcoin.

Claro, principalmente levando em conta as respostas engraçadas de Izzy, provavelmente as publicações são irônicas e ele já não acredita mais completamente nos pontos levantados. Mesmo assim vale a pena discutir as questões levantadas para as pessoas aprenderem sempre um pouco mais.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br