O jogo CryptoCar (CCAR) – muito popular entre jogadores no Brasil – pode ter sofrido um Rug Pull por parte da equipe de desenvolvedores, após uma série de atitudes suspeitas que terminou no desaparecimento da equipe e deixou a comunidade em hiato.

O que é um Rug Pull?

Rug pull, na tradução literal do inglês para o português, significa puxar o tapete.

Este termo tem ganhado notoriedade no mundo das criptomoedas, por estar relacionado a um tipo de fraude nas transações destes ativos.

De acordo com Orlando Telles, diretor de research da Mercurius Crypto:

“No golpe, eles estimulam a entrada de diversos investidores e depois liquidam suas posições tendo um lucro bem grande, normalmente abandonando o projeto e, naturalmente, causando um prejuízo significativo para a maioria dos investidores”.

O Rug Pull pode ser realizado tanto explorando uma falha no código do contrato inteligente (colocada de forma proposital pela equipe), como também com a equipe mantendo uma alta porcentagem da distribuição do token sob seu controle e liquidando toda essa posição de forma gradual ou imediata, antes de encerrar as atividades sem aviso prévio.

Rug pull em jogos como o CCAR

O universo dos jogos play-2-earn é muito favorável para a realização de rug pull e seus efeitos são devastadores, pois os jogos criam uma economia própria com um token que não possui nenhuma utilidade fora daquele “metaverso” e, por este motivo, acaba sendo totalmente dependente da continuidade por parte dos desenvolvedores.

O que acontece em um rug pull, nestes casos, é que após a equipe liquidar toda (ou a maior parte) de sua posição e desligar o jogo, os investidores se vêem com tokens sem valor nenhum! 

Algo parecido ocorreu com o jogo Cryptomines e o token ETERNAL, coincidentemente construído na mesma plataforma do CCAR, a Binance Smart Chain, conhecida pela facilidade na criação de tokens, jogos e contratos inteligentes.

Saiba mais: Jogo Cryptomines derrete 99,5%. Eternal deve ir a zero. Exit Scam?

É por este motivo que jogos play-to-earn que utilizam criptomoedas já consolidadas no mercado e com outros casos de uso, fora do ecossistema do jogo (ou do metaverso), oferecem mais segurança contra este tipo de golpe (apesar de que algo parecido ainda pode ocorrer para prejudicar os jogadores ou os investidores da moeda).

Saiba mais: MMORPG no estilo Tibia vai implementar criptomoeda em sua economia

O que aconteceu com o CCAR?

O jogo que, segundo informações on-chain, possuía 136 mil endereços ativos (possivelmente de jogadores/investidores) foi desligado no dia 27 de janeiro (quinta-feira) quando seu site saiu do ar juntamente do grupo oficial no Telegram e Discord.

No grupo do Telegram do Brasil, que tem cerca de 30 mil membros, os administradores do grupo fizeram um comunicado bem transparente alertando os jogadores do perigo de um golpe.

reprodução grupo telegram brasil CCAR

“(…) Mandaram a gente banir quem estivesse fazendo FUD e a gente recusou, porque não era FUD (…)”.

No servidor oficial do Discord, a equipe soltou o seguinte anúncio:

anúncio oficial no discord do CCAR

“Devido ao Ano Novo Lunar (que foi anunciado de 27 de janeiro a 7 de fevereiro), o discord será encerrado. Obrigado pela compreensão de todos e as novas atualizações chegarão depois disso”.

Alguns jogadores relataram que contratos travados em “vesting” começaram a ser liberados antes do prazo de vencimento por parte dos desenvolvedores, e grandes quantidades do token foram despejadas no mercado, em uma corrida de liquidação (que poderia configurar o rug pull).

CCAR indo a zero

Esta corrida de liquidações desencadeou uma perda de -99,18% desde sua alta histórica de preço, segundo o Coingolive, e o token já acumula perdas expressivas de -96,86% nos últimos 30 dias; -92,70% nos últimos 14 dias; -86,29% nos últimos 7 dias; e -24,69% nas últimas 24 horas.

histórico de preços do CCAR reprodução Coingolive

O token ainda está sendo negociado e na última hora ele teve uma valorização de +1,55%, o que é muito preocupante, pois indica que investidores continuam comprando um token que deve chegar a zero em breve, caso o cenário não mude.

Certik comenta sobre CCAR, mas apaga tweet

O oráculo descentralizado especializado em segurança em blockchain, CertiK Security, realizou um post no twitter @CertiKCommunity alertando sobre a possibilidade de Rug Pull para o CCAR, mas o tweet foi apagado.

https://twitter.com/CertiKCommunity/status/1486786129923821569

Conseguimos uma reprodução no site jogosnftbrasil:

Reprodução comunicado que foi apagado.

“O projeto @cryptocarsgame (124k seguidores) $CCAR foi identificado como um #rugpull. (…) NÃO INTERAJA”, publicou a conta no Twitter pedindo que as pessoas parem de comprar o token.

Atenção com outros projetos

Golpes como rug pull ou exit scam (que são bem semelhantes) normalmente são motivados durante um mercado de baixa, que é o que estamos vendo no mercado de criptomoedas.

Os investidores devem se manter atentos e analisar os fundamentos e, principalmente, os tokenomics dos projetos.

Projetos onde a equipe mantém o controle de uma porcentagem muito alta dos tokens na distribuição inicial requerem ainda mais atenção, pois estão mais sujeitos ao que aconteceu com o CryptoCars (CCAR).

É importante atentar que nem sempre a porcentagem dos tokens fica claramente destinada ao campo “Equipe”, mas a equipe ainda centraliza o valor e assume o controle em campos como: “fundo de reserva”, “fundo de incentivo para desenvolvimento”, “fundo de marketing”, “fundo de parceiros”, “fundo para liquidez”, etc.

Quanto mais dependente de um ecossistema único e de uma equipe centralizada for um token, mais vulnerável ele também é.

Faça sempre suas próprias pesquisas antes de investir, discuta com outros investidores e escute críticas sobre seu projeto preferido com a mente aberta. Lembre-se que muita gente julgava o CryptoCars seguro.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br