Libra, o maior anúncio desde o Bitcoin? | Cointimes

Menu

Home

A Nova Economia
Hora do Cash
Conexão Satoshi
x
A Nova Economia
Hora do Cash
Conexão Satosh

Finanças
+32 458 623 874

Investimentos
302 2nd St
Brooklyn, NY 11215, USA
40.674386 – 73.984783

Follow us on social

libra criptomoeda

Libra, o maior anúncio desde o Bitcoin?

Por fim o Facebook deu mais detalhes sobre como sua criptomoeda irá funcionar e ninguém melhor do que Mark Zuckerberg para nos dar os detalhes. Você também pode conferir os detalhes mais técnicos sobre o seu funcionamento em nosso post.

A Libra, a criptomoeda do Facebook, foi oficialmente anunciada e seus detalhes enviados para o público em um post de Mark Zuckerberg no Facebook. Vamos ver o detalhes? Abaixo a tradução do anúncio de Mark e depois um resumo sobre o funcionamento da moeda:

“Hoje, o Facebook está se unindo a 27 organizações em todo o mundo para iniciar a organização sem fins lucrativos, a Associação Libra, e criar uma nova moeda chamada Libra.

A missão de Libra é criar uma infraestrutura financeira simples e global, que fortaleça bilhões de pessoas em todo o mundo. Será impuslionada pela tecnologia blockchain e o plano é lançá-lo em 2020. Você pode ler mais sobre a associação aqui: https://libra.org

Ser capaz de usar dinheiro móvel pode ter um impacto positivo importante na vida das pessoas, porque você não precisa sempre carregar dinheiro, o que pode ser inseguro, ou pagar taxas extras pelas transferências. Isso é especialmente importante para pessoas que não têm acesso a bancos tradicionais ou serviços financeiros. Neste momento, existem cerca de um bilhão de pessoas que não possuem uma conta bancária, mas possuem um telefone celular.

Nós aspiramos facilitar o envio e o recebimento de dinheiro para todos, assim como você usa nossos aplicativos para compartilhar mensagens e fotos instantaneamente. Para permitir isso, o Facebook também está lançando uma subsidiária independente chamada Calibra, que irá criar serviços que permitem enviar, gastar e salvar Libra – começando com uma carteira digital que estará disponível no WhatsApp e Messenger e como um aplicativo independente no próximo ano.

O Calibra será regulamentado como outros provedores de serviços de pagamento. Qualquer informação que você compartilhe com o Calibra será mantida separada das informações que você compartilha no Facebook. Desde o início, o Calibra permitirá que você envie Libra para quase qualquer pessoa com um smartphone a baixo custo. Com o tempo, esperamos oferecer mais serviços para pessoas e empresas – como pagar contas com o apertar de um botão, comprar café com a digitalização de um código ou andar de transporte público local sem precisar levar dinheiro ou um passe de metrô.

Além de nossos esforços, muitas outras empresas construirão seus próprios serviços usando Libra – de empresas de pagamento como Mastercard, PayPal, PayU, Stripe e Visa, a serviços populares como Booking, eBay, Farfetch, Lyft, Spotify e Uber, a organizações sem fins lucrativos que realizam importantes trabalhos em torno da inclusão financeira, como Kiva, Mercy Corps e Women’s World Banking, até empresas no mercado de criptomoedas, como Anchorage, Coinbase, Xapo e Bison Trails. Várias empresas líderes do Venture também estão se unindo para ajudar a impulsionar a inovação na rede Libra. Esperamos ter mais de 100 membros co-fundadores da Associação Libra no momento em que a rede for lançada no próximo ano.

Tudo isso é construído na tecnologia blockchain. É descentralizado – o que significa que é administrado por muitas organizações diferentes em vez de apenas uma, tornando o sistema mais justo em geral. Está disponível para qualquer pessoa com uma conexão à internet e tem baixas taxas e custos. E é garantido por criptografia, que ajuda a manter seu dinheiro seguro.

Essa é uma parte importante da nossa visão de uma plataforma social focada na privacidade – na qual você pode interagir de todas as formas que deseja de maneira privada, desde mensagens a pagamentos seguros.

Privacidade e segurança serão incorporadas em cada etapa. Por exemplo, a Calibra terá uma equipe dedicada de especialistas em gerenciamento de riscos, com foco em evitar que as pessoas usem o Calibra para fins fraudulentos. Forneceremos proteção contra fraudes, por isso, se você perder suas moedas de Libra, ofereceremos reembolsos. Também acreditamos que é importante que as pessoas tenham opções, por isso você terá a opção de usar muitas outras carteiras de terceiros na rede Libra.

Ainda há muito mais para aprender e fazer antes que o Libra esteja pronto para lançar oficialmente. Sabemos que é um grande compromisso e responsabilidade – e estamos comprometidos em fazer isso direito. Temos trabalhado com formuladores de políticas e especialistas em áreas como inclusão financeira, economia, segurança, privacidade e blockchain, e continuaremos ouvindo seus comentários enquanto descobrimos a melhor maneira de avançar. Somos gratos por sua parceria e por todas as empresas, organizações e instituições acadêmicas que fazem parte da Associação Libra.

Este é o começo de uma jornada emocionante e estou ansioso para compartilhar mais em breve.”

Libra Facebook

Veja o resumo completo do White Paper:

O que isso significa?

Esse é o maior anúncio desde o Bitcoin, uma criptomoeda privada, lançada por organizações do calibre do Ebay, Mercado Livre e Visa não é algo que nunca poderíamos sonhar.

Ainda não analisamos o WhitePaper Técnico completo, mas até agora podemos informar que a criptomoeda Libra vai:

  • Usar um sistema de cesta de ativos para estabilizar o valor da sua moeda. Eles vão usar moedas fiat e títulos governamentais, ou seja, provavelmente não será uma stablecoin pegged 1:1;
  • Os lucros gerados pelos assets (títulos do governo ou outros instrumentos) serão usados para cobrir os custos do sistema e pagar as corporações participantes;
  • Existirá uma linguagem de programação chamada Move, permitindo a programação da criptomoeda;
  • Os lucros gerados não vão pagar dividendos para seus usuários, apenas para as corporações.

Um ponto que precisamos ressaltar, a Libra é uma organização sem fins lucrativos e promovida por corporações. Ou seja, temos empresas que são maiores do que muitos Estados lançando sua própria moeda internacional

A Libra será um projeto open source, sob a licença Apache 2.0, com documentação suplementar.

Privacidade

(Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

Apesar de ser criada pelo Mark, a criptomoeda promete ser pseudo-anônima – você pode criar uma carteira sem ficar ligado ao endreço criado.

Na página da Libra é mostrado certo interesse em melhorar a privacidade do sistema com o tempo. Essa seria parte da nova visão do Facebook, focada na privacidade de seus usuários.

O projeto vai dar certo?

A Libra será lançada no meio de 2020, até lá teremos mais tempo para analisar todos os detalhes do projeto.

A Libra é um anúncio gigantesco e até agora parece um projeto interessante e com boas ideias. Não temos como saber se a Libra vai dar certo, isso só veremos com o tempo, até agora parece ser o maior anúncio desde o Bitcoin.

O que você acha da Libra? Será que eles vão manter as promessas feitas no White Paper? Deixe sua opinião nos comentários.

QUER RECEBER ARTIGOS E NOTÍCIAS COMO ESSA DIARIAMENTE NO SEU E-MAIL?

INSCREVA-SE ABAIXO!

Prometemos não mandar spam, só conteúdo bom.
Sobre o criador de conteúdo

Apaixonado por tecnologia, inovação e criptomoedas. Escrevo matérias para o Cointimes desde sua criação.

You don't have permission to register