O Instituto para Ciência da Computação na Hungria lançou um estudo chamado de “Uma Análise Criptoeconomica da Lightning Network do Bitcoin“.
Veja também:
++Adoção da LN não cresceu como esperado em 2019
Nas 21 páginas examinando a segunda camada do Bitcoin, a equipe do estudo faz uma análise empírica utilizando software de simulação de trafego para emular as taxas e observar outros aspectos da rede, como a privacidade.
Inicialmente o estudo compara diversos outras pesquisas sobre a topologia e modelos teóricos em que a LN opera. Após eles analisam os dados gerados pela LN de janeiro a março, são feitas diversas simulações.
Sem adicionar os custos de abrir um canal na LN e simulando diversos cenários, foi concluído que a Lightning Network provê “pouca privacidade”
“Observamos que metade dos nós tem cinco ou menos vizinhos, o que torna suas transações vulneráveis a ataques com base em informações obtidas diretamente de seus vizinhos ou inferidas através da investigação das capacidades do canal. Além disso, as garantias de privacidade são agravadas à medida que o valor do pagamento aumenta, uma vez que podemos excluir canais de pagamento de candidatos a fontes de pagamento com capacidade inferior ao valor do pagamento.“
Quanto maior o pagamento e menor a quantidade de nós que a transação passa, menor é a privacidade.

Outra conclusão importante é que “a participação da maioria dos nodes de roteamento são economicamente irracionais.“

Eles também afirmam que “se os nodes começarem a agir racionalmente, as taxas de transação vão subir significativamente, o que pode destruir um dos valores principais da LN, as fees insignificantes.
Situação e problemas na LN
Os dados apresentados pelo estudo vão ao encontro do que está acontecendo realmente. Em agosto, foi revelado que o node LNBIG colocou 5 milhões de dólares em bitcoin na segunda camada, conseguindo um retorno de apenas 20 dólares por mês em taxas.
“Tenho entre 200 e 300 transações em todos os nós por dia, raramente 600. Em comissões, ganho de 5.000 a 10.000 sats por dia. É $ 0,4 – $ 0,8. É no máximo US $ 20 por mês “, disse LNBIG
Há dois meses, um bug foi encontrado na LN que permitia o roubo de bitcoins. Há um mês, um node perdeu 4 bitcoins por falta de conhecimento técnico, mesmo sendo administrador de sistemas.
É o fim da LN? Não, assim como o Bitcoin, a segunda camada ainda é um experimento e os próprios desenvolvedores não recomendam seu uso com grandes valores. Muito ainda precisa ser desenvolvido.