A Lightning Network (LN) foi criada para ser a camada de pagamentos do Bitcoin, mas como toda nova tecnologia ela pode apresentar problemas.

++ Como usar a Lightning Network
++ Banco estatal francês investe na Lightning Network
++ Moon permite usar Lightning Network para comprar na Amazon

O usuário do Reddit chamado ZipoTM alega ter perdido 4 bitcoins, o que se convertido na cotação Foxbit chega a R$123.000,00. Como essa calamidade aconteceu?

Pelo que foi comentado no post de Zipo, o node da LN estaria fora de sincronização por conta de um backup errado, por algum motivo o programa fechou forçadamente e isso também resultou no fechamento dos canais do node.

Quando o fechamento de um canal ocorre na Lightning os fundos são distribuídos, e foi exatamente isso que ocorreu.

“Se você forçar o fechamento usando um estado inválido mais antigo, eles podem pegar o dinheiro enquanto ele estiver no contrato de timelock se o node deles estiver online”, explicou um usuário do Reddit.

Apesar da experiência como administrador de sistemas, ZippoTm acabou fazendo um backup errado e perdeu quase todos os seus fundos. Ele revela que ainda tem alguns bitcoins restantes.

Usuário tentou trapacear?

O conhecido investidor WhalePanda, foi além e culpou o usuário, alegando que ele tentou trapacear e/ou não sabia o que estava fazendo:

“LN estava realmente trabalhando como planejado, mas ele não tinha ideia do que estava fazendo.
Ele colocou 4 BTC no LN. Ele tentou fechar seus canais de um antigo estado desatualizado. Se você tentar fazer isso e “enganar” o sistema, a outra parte receberá seu Bitcoin. Este é um recurso, não um bug.”

Ele completou dizendo que o problema só serviu de propaganda para os usuários de Bitcoin Cash, que propõe uma solução diferente para pagamentos no blockchain.

Lightning é uma rede de testes ainda

Há menos de 2 semanas um bug sério foi encontrado na LN que permitia o roubo de fundos dos usuários. O problema era tão sério que após encontrado ele foi mantido em segredo.

A LN é uma rede em testes, com possíveis bugs, uma documentação ainda sendo construída e que precisa de grandes requisitos técnicos para ser usada de forma independente.

É por todos esses motivos que não é recomendando deixar grandes quantidades de bitcoin na LN, apenas pequenos valores para o gasto diário. Essa é uma recomendação dos próprios desenvolvedores da rede:

Lightning Labs tweet
“Esse também é um ótimo momento para lembrar o pessoal de que há limites em vigor para mitigar perda de fundos nesse estágio inicial. Haverão bugs. Não coloque mais dinheiro em Lightning do que você está disposto a perder!”