A Lightning Network é uma solução de segunda camada que funciona com o blockchain do Bitcoin para permitir transações notavelmente mais rápidas e baratas.

Ocasionalmente, é criticado por suas deficiências atuais, mas essas são frequentemente atendidas com pedidos de paciência por parte da comunidade.

A última conversa foi iniciada pelo usuário Spencer Noon (@spencernoon), que publicou alguns gráficos detalhando várias estatísticas da rede e perguntou aos usuários por que eles acham que a adoção parou de crescer.

“De acordo com o Crypto Twitter, 2019 era para ser o ano da Lightning Network – não foi.

Por que todos acham que o LN não viu mais adoção?”

@spencernoon
Quantidade de nós, canais e capacidade (em BTCs) da rede Lightning Network em 2019
Quantidade de nós, canais e capacidade (em BTCs) da rede não cresceu como esperado.

Continue lendo:
++ Usuário perde R$120.000 na Lightning Network, o que aconteceu?
++ Carteira Electrum terá Lightning Network na próxima atualização
++ Desenvolvedor da Lightning divulga bug que permitia roubo de bitcoins

A Lightning Network falhou ou é apenas um trabalho em andamento?

As respostas vieram de várias formas, mas algumas das opiniões mais comuns que ecoavam no segmento tinham a ver com questões relacionadas à experiência do usuário, além de apontar que a maioria das pessoas deseja hodlar seu Bitcoin, não gastá-lo.

É verdade que, atualmente, o uso da Lightning Network é um processo muito técnico e arriscado, algo que, sem dúvida, impediu muitos de embarcar.

“O Lightning tem uma experiência terrível para o usuário. Os usuários devem pagar para abrir um canal, o dispositivo deve permanecer conectado à Internet, transações significativas podem não fluir e existe o risco de perda de fundos.”

@richardraizes

Nem todos concordaram que este era um problema permanente. Definitivamente, houveram várias pessoas apontando que, independentemente dos dados, muito trabalho sólido ainda estava sendo feito para tornar o Lightning Network mais acessível.

A maioria admitiu que o serviço ainda não é o que poderia ser, mas se mantiveram firmes de que, no futuro, seria essencial para o sucesso do Bitcoin.

“Diminua o zoom.

A LN não é realmente necessária no momento, mas adiciona toneladas de opcionalidade aos seus bitcoins no longo prazo.

A LN complementa as garantias presentes na camada base.

-modelo de taxa diferente-melhor rede de pagamento
-melhorias de privacidade
-melhorias na UX”

@bquittem

Não dá pra ver a Lightning Network por inteiro

Uma outra resposta que surgiu durante a conversa foi o fato de que os dados não levam em conta canais privados, que aparentemente compõem uma parte bastante significativa da rede.

Isso é fundamental, porque não há uma maneira absoluta de dizer quantos canais privados existem, tornando esses dados incompletos e incentivando ainda mais a especulação.

“Importante observar que você está visualizando dados públicos anunciados. Nesse momento, uma parte significativa dos dados não é anunciada – a maioria das carteiras da LN cria canais privados por padrão.

De acordo com a última pesquisa de @Snyke, ~ 41% da rede é privada/oculta.”

@joaodealmeida94

Nada disso vem como uma palavra final sobre a Lightning Network. É justo dizer que parte do entusiasmo pela plataforma que estava presente há um ano diminuiu e alguns obstáculos técnicos surgiram, mas nada acabou com o projeto até agora e, por enquanto, é improvável que algo o faça.

Não obstante, se os desenvolvedores não puderem criar uma experiência mais amigável e confiável, pode ser apenas uma questão de tempo até que algumas criptomoedas concorrentes tomem a coroa por um ativo mais fácil de gastar. Caso isso ocorra, será interessante ver se isso prejudica fundamentalmente o Bitcoin ou apenas o relega à reserva de valor como muitos o veem agora.

Fonte: beincrypto.

Quer receber todas as notícias do mundo cripto? Siga nosso canal no Telegram e entre no nosso grupo no Facebook!