Lugano, a maior cidade do Cantão Tessino, na Suíça, acaba de anunciar que irá adotar o Bitcoin (BTC) nos moldes de El Salvador.

Além do Bitcoin, Lugano reconheceu o Bitcoin (BTC) como moeda, além de dólar tether (USDT) e LVGA, uma stablecoin recém-criada que acompanhará o valor de 1 centavo do franco suíço.

A Tether, parceira da iniciativa, registrou o anúncio com uma transação de Bitcoin, enviando 0,021 BTC para a prefeitura de Lugano e escrevendo uma mensagem no OP_Return da transação:

"Lugano 03/Mar/2022 Tether e a Cidade de Lugano concordam em implementar Plano ₿".
“Lugano 03/Mar/2022 Tether e a Cidade de Lugano concordam em implementar Plano ₿”. Reprodução/Youtube.

No dia 21 de fevereiro de 2022, o perfil oficial da Tether no Twitter, fez uma publicação sobre a parceria que estava sendo estabelecida com a cidade e a empresa para transformar Lugano na capital do Bitcoin.

Uma missão ousada, mas que agora oficialmente começa a ser colocada em marcha. A parceria da cidade com a Tether tem como objetivo ​​”construir um Centro de Excelência para Adoção de Blockchain na Europa”, de acordo com um comunicado de imprensa enviado ao Cointimes.

A “Tether e a cidade de Lugano trabalharão em direção ao objetivo compartilhado de dimensionar os recursos de blockchain da cidade e promover Lugano como um importante centro para a adoção de blockchain na Europa.”, diz o comunicado.

Bitcoin como moeda corrente

Seguindo os passos de El Salvador, os planos para a cidade com pouco mais de 60 mil habitantes é permitir que cidadãos e empresas paguem integralmente seus impostos anuais e todos os bens e serviços em criptomoedas.

No entanto, as aprovações formais foram obtidas apenas para a maior criptomoeda do mercado, Bitcoin, a maior stablecoin de dólar, USDT, e stablecoins selecinoadas baseadas na moeda local.

Para os recebedores dos pagamentos em cripto, haverão opções de provedores de pagamentos que imediatamente converterão as moedas digitais em moeda fiduciária.

A Lightning Network será uma das soluções que a cidade, com o apoio da Tether, integrará nos serviços. A Lightning Network cresceu e se tornou um sistema de pagamento proeminente, escalável e robusto, superando diversos obstáculos de escalabilidade associados ao blockchain sem abrir mão da segurança.

“Lugano é uma cidade vibrante, cheia de inovadores e pensadores do futuro”, disse Paolo Ardoino, CTO da Tether. “Como a maior stablecoin do mundo, vislumbramos um futuro em que empresas de todos os tamanhos e escalas sejam capazes de alavancar plataformas blockchain para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos locais, fornecendo serviços financeiros e diários mais sustentáveis, transparentes e confiáveis. Estamos ansiosos para que Lugano se torne um modelo para adoção global.”

O canal Criptomaníacos, do brasileiro Guilherme Rennó, reproduziu a apresentação de Paolo Ardoino, CTO da Tether, sobre o assunto. Assista o vídeo completo abaixo:

Ninguém esperava esse movimento vindo da Suíça?

No começo de fevereiro, o CoinMarketCap lançou uma campanha que permite os usuários votarem em qual país eles acreditam que será o próximo a adotar o bitcoin como moeda oficial, seguindo o exemplo de El Salvador.

O primeiro país por escolha dos usuários é o Paraguai, com o Brasil atualmente na sétima posição e a Suíça acaba assumindo apenas o trigésimo primeiro (#31) lugar com 6,1 mil votos.

Suíça

Vale notar que a adoção oficial ainda não veio por parte do país, mas apenas de uma cidade na Suíça. Mesmo assim, foi uma surpresa para a comunidade de criptomoedas.

Errata: A matéria inicialmente relatou que o LVGA seguiria o valor de 10 centavos do franco suíço. Na verdade, a informação que veio de Paolo Ardoino é de que o LVGA valerá sempre 1 centésimo do franco suíço.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br