Um novo malware de ransomware chamado ‘Ransomwared‘ fez várias vítimas. Essa variação específica de malware exige fotos nuas explícitas de suas vítimas, em vez das demandas mais comuns como pagamento em cripto.

Artigos recomendados:
++ O que é ransomware e como se livrar de um?
++ Crypto-jacking ou criptosequestro: o que é e como se proteger?

Manda bitcoin não, manda nudes

Curiosamente, em vez de pedir Bitcoin ou Monero, os hackers estão agora pedindo nudes de suas vítimas. Quando esse ataque infecta uma nova máquina, ele criptografa os dados, com extensões de arquivo .iwanttits (‘eu quero peitos’ em inglês) e .ransomwared.

Depois de infectado, o malware solicita aos usuários que enviem uma foto nua de seus seios, a fim de desbloquear as informações criptografadas.

A Emsisoft, uma empresa de software anti-malware e antivírus já conseguiu desenvolver ferramentas para ajudar as vítimas a recuperar dados sem atender às demandas imorais do invasor.

A empresa não divulgou exatamente como eles foram capazes de descriptografar as informações; no entanto, eles estão oferecendo seu descriptografador gratuitamente para quem precisar.

O ransomware tem sido um dos crimes cibernéticos mais populares, já que os invasores podem infectar um grande número de máquinas e exigir pagamentos anonimamente. São ataques bem escaláveis, do ponto de vista dos criminosos.

Recentemente uma universidade holandesa perdeu quase 1 milhão de dólares em Bitcoin para um ransomware. O FBI pediu para que as vítimas não pagassem aos golpistas para tentar desincentivar os ataques, mas as vezes não tem jeito.