Em um anúncio sem precedentes, a gigante Mastercard afirmou que irá integrar diretamente criptoativos a sua rede de pagamentos. 

Estamos nos preparando agora para o futuro das criptomoedas e pagamentos, anunciando que este ano a Mastercard começará a apoiar criptomoedas selecionadas diretamente em nossa rede. Esta é uma grande mudança que exigirá muito trabalho” – disse Raj Dhamodharan, VP Executivo da área de Blockchain e Produtos. 

Após perder o início das fintechs relacionadas a criptomoedas (Alter usa Visa, por exemplo), a Mastercard não quer deixar passar novas oportunidades de captar esse nascente mercado de criptoativos. Vale notar que a gigante de pagamentos já firmou parceria com Wirex e Bitpay para fornecer cartões ligados ao mercado de criptomoedas. 

Em todos esses casos, as criptomoedas ainda não se movem através de nossa rede. Nossos parceiros cripto convertem os ativos digitais do seu lado em moedas tradicionais, e depois os transmitem para a rede Mastercard. Nossa mudança para apoiar ativos digitais diretamente permitirá que muitos mais comerciantes aceitem cripto — uma capacidade que atualmente é limitada por métodos proprietários exclusivos de cada ativo digital.

Entretanto, a Mastercard não mencionou quais ativos serão integrados, afirmando que irá considerar alguns fatores como:

  • Conheça seu cliente (KYC);
  • Proteção dos consumidores;
  • Ativos que os clientes querem gastar e não investir.

Ou seja, aparentemente eles querem integrar principalmente as stablecoins. A companhia também afirmou estar trabalhando com as moedas digitais dos bancos centrais (CDBCs). Mesmo assim, a filosofia de soberania financeira por trás do Bitcoin está presente no anúncio:

“Estamos aqui para permitir que clientes, comerciantes e empresas movam valor digital – tradicional ou cripto- como quiserem. A escolha deve ser sua, o dinheiro é seu.”

Outras grandes empresas como Paypal, Tesla e Square já entraram de vez no mercado de criptoativos.

Veja também: Executivo da Visa reconhece a importância dos criptoativos