O livro Mastering Monero, criado pelo pseudônimo SerHack com a ajuda da comunidade, vendeu mais de 1.000 cópias em menos de 10 meses.

Mastering Monero tem 214 páginas e está disponível somente em inglês (por enquanto). Ele é um guia para quem quer entender a criptomoeda mais anônima do mercado e não quer mexer muito em questões matemáticas.

Os primeiros capítulos ensinam o básico sobre criptomoedas, como o funcionamento das carteiras, como mandar e receber transações e as implicações da falta de privacidade financeira.

Avançando um pouco, é explicado o funcionamento das tecnologias do Monero, como RingCT, Krovi, stealth addresses e como a rede funciona. Por último, ele toca no básico da criptografia e matemática por trás do Monero, mas nada que seja muito complexo. Para quem quer se aprofundar em questões matemáticas, o próprio livro recomenda a obra Zero to Monero.

A venda de 1.000 exemplares pode parecer algo pequeno, mas visto que o tema é tão nichado e conta com tão poucos apoiadores que a marca dos mil livros vendidos é algo a se comemorar.

O livro está disponível na Amazon no formato físico e está sendo muito bem avaliado, até agora são 9 avaliações com 5 estrelas. É também possível encontrar o formato digital (pdf e epub) no site oficial do livro.

Mastering Monero