O empreendedor norte-americano John McAfee, pioneiro na área de tecnologia e conhecido por criar o antivírus McAfee, foi encontrado morto em sua prisão em Barcelona, segundo fontes policiais do jornal El Pais.
Resumo da matéria:
- Empreendedor John McAfee foi encontrado morto na prisão, jornal diz que foi suicídio
- Tweet indica que McAfee foi assassinado
- Problemas de McAfee com o governo dos EUA
- McAfee e as criptomoedas
McAfee foi encontrado morto no centro penitenciário Brians 1, os profissionais de vigilância encontraram-no pendurado na cela, os serviços médicos tentaram manobras de ressuscitação mas nada adiantou.
Tweets indicam que ele não se matou
Essa história, porém, pode não estar bem contada. Devido ao seu histórico problemático com agentes do governo americano, McAfee já esperava que poderia ser morto em algum momento e tuitou sobre isso em 30 de novembro de 2019.
Getting subtle messages from U.S. officials saying, in effect: "We're coming for you McAfee! We're going to kill yourself". I got a tattoo today just in case. If I suicide myself, I didn't. I was whackd. Check my right arm.$WHACKD available only on https://t.co/HdSEYi9krq🙂 pic.twitter.com/rJ0Vi2Hpjj
— John McAfee (@officialmcafee) November 30, 2019
“Recebendo mensagens sutis de autoridades americanas dizendo, praticamente: “Estamos indo atrás de você, McAfee! Vamos fazer você se matar”. Eu fiz uma tatuagem hoje para o caso. Se eu me suicidar, não o fiz. Eu fui feito de louco. Verifique meu braço direito.” – John McAfee.
Em outra publicação, desta vez em outubro de 2020, McAfee diz que não iria cometer suicídio de jeito nenhum e faz referência ao caso de Jeffrey Epstein, que foi encontrado morto na cadeira. Ainda é um mistério se Epstein foi assassinado ou se cometeu suicídio.
I am content in here. I have friends.
— John McAfee (@officialmcafee) October 15, 2020
The food is good. All is well.
Know that if I hang myself, a la Epstein, it will be no fault of mine.
“Estou contente aqui. Eu tenho amigos.
A comida é boa. Tudo está bem.
Saiba que se eu me enforcar, a la Epstein, não será minha culpa.”
Problemas de McAfee com o governo dos EUA
McAfee foi preso em 3 de outubro de 2020 na Espanha enquanto se preparava para chegar à Turquia. A prisão foi feita a pedido do governo dos Estados Unidos, que acusou o empreendedor de sonegar milhões de dólares em impostos obtidos por meio das criptomoedas.
Nesta tarde, McAfee foi autorizado pela Justiça espanhola a ser extraditado para os EUA. Segundo os fiscais do governo norte-americano, McAfee teria evadido milhões de promoções feitas com empresas e moedas do mercado de criptomoedas.
McAfee e as criptomoedas
McAfee se envolveu com o mercado de criptomoedas em inúmeras formas. Até mesmo seu aviso de que um dia poderia ser morto pelo governo se tornou uma criptomoeda de ticker WHACKD, que ficou disponível temporariamente na sua falida exchange McAfeeDex.
O empresário e programador também foi criador da GHOST, uma cripto focada em privacidade que também teve suas polêmicas. O projeto foi acusado de plágio após ser comparado com o token PIVX.
Recentemente o empreendedor afirmou ter perdido as criptomoedas que o governo dos EUA afirmava que ele estava sonegando.