O Mercado de Balcão, que tem crescido desde 2020 com a entrada de investidores institucionais, movimentou cerca de US$ 130 bilhões em bitcoin. 

Neste dia, estima-se que 99% das negociações de BTC ocorreram fora das corretoras, já que o fluxo de bitcoin em direção às bolsas tem diminuído gradualmente nas últimas semanas.

Como sinalizou o CEO da CryptoQuant, Ki Young Ju, ao mesmo tempo em que o número de depósitos de BTC e retiradas de corretoras tradicionais caiu recentemente, em uma escala micro, o número de bitcoins transferidos teve um aumento massivo recentemente. 

BTC Price vs Fund Flow Ratio vs Tokens Transferred
Preço do bitcoin Vs. Transações de moedas Vs. Depósitos e saques de corretoras. Fonte: CryptoQuant

O mercado de balcão é um problema para os ursos?

Para além das negociações que ocorrem dentro das bolsas, os mercados de balcão (OTC) permitem que os investidores, normalmente usando fundos mais substanciais, interajam com o mercado, sem a necessidade de uma corretora.

Resumindo, ao invés de recorrer ao tradicional livro de ofertas, compradores e vendedores negociam paralelamente esta operação. Desta maneira, a troca pode ocorrer com preços mais altos ou mais baixos do que o que estão sendo negociados nas corretoras. 

Com isso, não há necessidade de um registro da operação na corretora, primeiramente por que o BTC é uma tecnologia P2P e não há na rede uma entidade responsável por intermediar essas transações. 

Os negócios de OTC dispararam em popularidade e volume desde o início de 2020, à medida que mais investidores institucionais buscavam entrar no mercado.

Recentemente, o volume dessas operações foi mais significativo do que o fluxo de moedas para as corretoras. Conforme mostrado pelo CryptoQuant, o número de BTCs transferidos teve um aumento massivo recentemente. 

O CEO da empresa de análise apontou que “99% das transações acontecem fora das bolsas. Possivelmente ofertas OTC”.

Ele também acredita que alguns “grandes nomes” podem anunciar compras de bitcoins em breve, o que pode causar “problemas” para os ursos.

Ainda segundo a CryptoQuant, o Bitcoin Fund Flow Ratio, que é o fluxo de BTC em direção às corretoras atingiu uma nova baixa de dois anos. 

BTC: All Exchanges Fund Flow Ratio
Proporção de fundos em direção às corretoras – Fonte: CryptoQuant.com/overview/

Esse fenômeno, em que o fluxo para as corretoras diminui e as negociações OTC aumentam, já teve precedentes em setembro de 2020 e em fevereiro de 2019, como explica Ki Young Ju em outro Tweet

O valor total de BTC movimentado no dia de 2 de agosto foi de US$ 131 bilhões, e apenas 1% disso veio de depósitos e retiradas em bolsas.

Se o CEO da CryptoQuant estiver correto, e alguns grandes nomes realmente anunciarem compras de BTC em breve, os touros podem forçar os preços às alturas. 

Leia Mais: 

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br