O mercado de criptomoedas é sempre muito movimentado, pensando isso, reunimos as principais datas e acontecimentos relacionados ao bitcoin e criptoativos para facilitar sua vida.

Novas listagens de tokens :

A Coinbase e outras exchanges anunciaram nas semanas anteriores que iriam listar os novos tokens Defi. A promessa está sendo cumprida.

A listagem começa hoje, com a KuCoin adicionando o token YFI da yearn.finance. Para quem quiser trade, ele estará disponível a partir das 11:00 horário de Brasília. O YFI também vai entrar na Coinbase Pro, mas no dia 15 às 12:00 da manhã.

O yearn.finance é uma plataforma agregadora de liquidez, cujo token de recompensa para quem ajuda o sistema é o YFI. Erroneamente, o YFI foi descrito como o primeiro token a desbancar o valor do bitcoin, mas na verdade isso já foi feito há alguns anos por outra moeda, a 42coin.

No mesmo dia do lançamento da YFI, o token Loopring também entrará completamente na Coinbase Pro se tiver a liquidez suficiente. O Loopring (LRC) é um token Ethereum que se descreve como “um protocolo de troca de código aberto, auditado e sem custódia”. Seu objetivo é permitir que qualquer pessoa crie bolsas baseadas em carteiras de pedidos sem custódia no Ethereum, aproveitando as provas de conhecimento zero.

Upgrades, lançamentos e halvings:

Apesar dos upgrades geralmente não influenciarem no preço de ativos pequenos, eles mostram atividade da comunidade e evolução dos projetos. Um bom sinal para quem quer investir.

Já no dia 15, a rede Enigma fará um upgrade tornando-se “a primeira layer 1 no blockchain a  permitir computação privada de propósito geral em um sistema distribuído de nós equipados com enclaves seguros”. Isso significa que os desenvolvedores poderão criar contratos inteligentes secretos.  A rede Enigma finalmente veio à  luz em agosto, após ter parte dos seus fundos roubados em 2017 e ter passado anos de desenvolvimento.

Preço do Enigma (ENG)

Apesar de não ser um upgrade, no mesmo dia, teremos o primeiro halving da Zcoin (XZX). Esta moeda usa uma tecnologia parecida com a do Zcash, mas sem a necessidade do famoso ritual para o “trusted setup”.  A recompensa cairá de 24 XZC por bloco para 12,5.

halving zcoin

Já no dia 16 teremos o lançamento da LAMDEN, um projeto descrito como um blockchain modular escrito em python. A ideia é facilitar o desenvolvimento e colocar o dev como a figura principal da rede, ao ponto que 90% das taxas transacionais de smart contracts são enviadas ao desenvolvedor. O projeto é arriscado e procura focar em um mercado já lotado de competidores estabelecidos como Ethereum, NEO e Tron. 

Preço do Bitcoin e desenvolvimentos

Não dá para falar de mercado de criptomoedas sem tocar no Bitcoin. Mais tarde veremos outros dados onchain sobre a semana passada, com eles é possível analisar boa parte do crescimento do btc.

No meio da semana teremos mais notícias sobre o desenvolvimento do bitcoin e tudo que aconteceu nas listas de discussão da principal criptomoeda. Muito tem se falado sobre a próxima layer do btc.

A criptomoeda é vista por muitos desenvolvedores como o TCP/IP do dinheiro na internet. Por isso, o desenvolvimento de camadas em cima do bitcoin é importante e as pools de pagamentos podem ajudar a escalar a rede e criar outros benefícios.

Em suma, com o upgrade Taproot seria possível a criação de endereços compartilhados – o que “ permitiria que grupos de usuários compartilhassem a propriedade das mesmas moedas (tecnicamente: UTXOs) registradas no blockchain do Bitcoin, ao mesmo tempo em que permitiria que qualquer um desses usuários fizesse (ou recebesse) pagamentos com eles.

À medida que o grupo e seus membros individuais “se escondem” em uma estrutura Taproot, todos eles desfrutam de mais privacidade, flexibilidade de contrato inteligente e outros benefícios … e eles potencialmente até desfrutam desses benefícios fora da cadeia, tornando os pools de pagamento uma nova solução de Camada Dois”, afirmou a Bitcoin Magazine.

Como o mercado de criptomoedas é muito volátil, não esqueça de entrar no canal no Telegram do Cointimes para ficar por dentro das notícias mais quentes, upgrades, novos projetos e listagens.