- A dificuldade para mineração de bitcoin atingiu máxima histórica
- Previsão é de crescimento, enquanto mineradores investem milhões em mega-projetos
A dificuldade para minerar bitcoin atingiu incríveis 29 trilhões de hashes em um recorde que parece ter apenas uma tendência: ser quebrado.
Segundo informações da BTC.com a dificuldade de 29.794.407.589.312 foi atingida pela rede bitcoin. Isso significa que em média, a rede precisa produzir 29 trilhões de hashes (equações matemáticas) para encontrar um bloco no bitcoin.

Essa dificuldade é ajustada a cada 14 dias ou exatos 2016 blocos. Isso acontece para manter o Bitcoin produzindo blocos a cada 10 minutos em média.
Dessa forma, se a quantidade de mineradores diminuir e os blocos começarem a demorar, a rede se ajusta. Enquanto o número de mineradores aumentar a rede também se adapta e a dificuldade sobe em conjunto.
Inclusive, já estima-se uma alta de +0,48% na dificuldade de mineração para o próximo ajuste, que ocorrerá dentro de aproximadamente 12 dias.
Mineração batendo recorde, de quem é a culpa?
A dificuldade da mineração bateu recorde inegavelmente, isso está acontecendo devido a diversos projetos milionários em grandes fazendas de mineração, principalmente nos Estados Unidos.
Alguns dos projetos para mineração contam com escalas colossais:
Fazenda para minerar Bitcoin do tamanho de 57 campos de futebol vai abrir nos EUA
Projeto de energia solar equivalente a 900 estádios servirão para minerar Bitcoin
Quanto maior é o pode de mineração, mais segura a rede tende a ficar.
Falamos um pouco mais sobre a mineração de bitcoin e criptomoedas no Conexão Satoshi #02: