Um centavo argentino já é o equivalente a cerca de 1 satoshi, a menor unidade de bitcoin. Se a Argentina está assim, o centavo brasileiro se aproxima rapidamente do padrão satoshi.

O Peso Argentino, moeda que existe desde 1826, igualou sua menor unidade de moeda ao equivalente a 0,00000001 btc. Segundo o LocalBitcoins, o preço do Bitcoin na argentina é de $1.050.000 ARS, o que faz um centavo argentino valer um satoshi.

Apesar disso, o governo tenta desesperadamente controlar a cotação e fez com que o dólar tivesse uma paridade de quase metade do valor real. Portanto, um centavo no preço da cotação governamental  equivaleria a pouco mais de 2 satoshis. 

A moeda argentina sofre forte desvalorização devido a restrições de capitais, alta inflação, instabilidade política e sucessivos governos populistas. Como resultado, o bitcoin começou a bater recordes de negociação no país.

Cointimes Awards
gráfico com volume de negociação de bitcoin na argentina

A procura de bitcoin foi tanta no começo do ano que o bitcoin argentino foi por muito o mais caro do mundo, superando o preço até mesmo do btc na Zâmbia, conforme o Bitcoin Price Map:

pricemap bitcoin

O usuário do reddit OneMoreJuan chamou a atenção para a extrema desvalorização do Peso e como as medidas governamentais afetam os hábitos de uso do dinheiro:

“O problema é que, graças ao nosso governo, nossa população nem sequer é usada para usar cartões de débito. Nós usamos dinheiro, é realmente difícil tentar explicar para um argentino comum o que é criptografia. É por isso que eles ainda são vítimas de sua própria moeda e banco central.”

afirmou OneMoreJuan

Brasil seguindo de perto os argentinos?

De acordo com o economista e fundador do Fundo Verde, Luis Stuhlberger, estamos indo na direção de um “Grande Plano Collor Mundial”, no qual a moeda estatal irá virar pó.

“As pessoas vivem me perguntando, qual que é melhor? É ouro? bitcoin? terra?

Cointimes Awards

É difícil saber. Provavelmente tanto ouro, quanto bitcoin, quanto terra vão ser melhores que dinheiro.”, afirmou Stuhlberger.

Por enquanto, ainda estamos há algumas casas decimais de um centavo de real se igualar a um satoshi, contudo, não podemos duvidar da nossa capacidade. Vale lembrar que o Real continua sendo uma das piores moedas do mundo, com desvalorização de quase 30% perante o dólar.

Quer aprender mais sobre Bitcoin? Veja o post O que é Bitcoin.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br