A criptomoeda privada Monero  consegue um ótimo resultado contra o par Bitcoin e nesta manhã de quinta-feira subiu 10% perante o dólar. O que acontece com o Monero? Por que o preço do Monero subiu?

A moeda mais privada do mundo ganhou tração e fechou os últimos 3 meses com uma impressionante alta de 38% perante o par bitcoin.

gráfico preço Monero/BTC
Monero subindo 38% perante o Bitcoin

Para os representantes da carteira CakeWallet o ganho de 10% em dólar não é grande notícia, mas a performance  “XMR/BTC é”.

Por que o preço do Monero está subindo?

A artista Barbra Streisand explica a alta do Monero

O preço do Monero está subindo por diversos fatores, dentre eles:

  • Maior adoção;
  • Efeito streisand;
  • Upgrades chegando;

A maior adoção se dá após os principais mercados livres de negociação anônima largarem o bitcoin como moeda padrão e migrarem para o Monero. Explicamos esse movimento no texto  “Monero se torna moeda padrão do mercado negro e bate recorde”. Isso resultou na dominância quase completa dessa criptomoeda no setor de privacidade.

Conforme dados do Coinmetrics, a XMR atingiu a maior dominância no mercado de moedas privadas desde 2017:

dominância do Monero no mercado de privacidade

Outro fator que impulsiona o preço do ativo privado é o efeito Streisand. Segundo a Wikipédia: “O efeito Streisand (em inglês: Streisand effect) é um fenômeno social em que uma tentativa de ocultar, censurar ou remover algum tipo de informação se volta contra o censor, resultando na vasta replicação da informação, muitas vezes facilitada pela Internet.”

O efeito Streisand foi nomeado após a artista Bárbara Streisand processar um fotógrafo por fotografar a sua casa em Malibu, ela queria privacidade mas o processo levou atenção ao caso e o efeito foi o oposto.

Por exemplo, o governo norte-americano contratou empresas para tentar rastrear as transações de Monero e censurar a rede, já o governo alemão já soltou notas preocupado com a privacidade proporcionada por ela, enquanto os japoneses proibiram qualquer exchange de aceitá-la. Tudo isso potencializa o efeito Streisand e enquanto o bitcoin existir será possível negociar XMR em corretoras descentralizadas, ou seja, a perseguição só serve de propaganda. 


Além disso, alguns upgrades vão acontecer em outubro e melhorar a capacidade de processamento de transações da rede.  Como resultado, o XMR está crescendo e já se tornou a moeda favorita de antigos bitcoiners como o famoso milionário Dollar Vigilante que comprou btc a US$3.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br