Cointimes

Nano completa 7 anos desde a publicação de seu bloco gênesis

Moeda da Raiblocks (XRB), com um furo no meio; e da Nano (XNO), com um X ao centro; em uma mesa azul

A criptomoeda nano, antiga Raiblocks, completou sete anos desde a publicação do bloco gênesis por Colin LeMahieu no dia 04 de outubro de 2015.

A criação e o registro do bloco gênesis, que antecede todos os blocos seguintes na rede da nano, foi realizada no dia 04 de outubro de 2015, por Colin LeMahieu no github.

Reprodução do registro no github da criação do bloco gênesis da nano
Github

Nesta terça-feira, sete anos após seu nascimento, foram diversas mudanças e melhorias que trouxeram Nano (XNO) até seu estado atual. Apesar destas pequenas mudanças, como a troca do nome de Raiblocks para Nano, devido à dificuldade de alguns idiomas e dialetos em pronunciar o original, os princípios fundamentais e a base desta criptomoeda descentralizada se mantêm intactos.

XNO continua sendo um sistema de dinheiro peer-to-peer descentralizado, que oferece transações sem taxas para os usuários e um baixo custo de manutenção de rede para os nodes que garantem o registro da ledger distribuída e o funcionamento deste sistema que já acumula mais de 166 milhões de blocos, após o bloco gênesis de 7 anos atrás.

Explorador de bloco mostrando a quantidade total de blocos na rede: "Último bloco 166.215.263" e um total de 0 XNO em taxas.
NanoLooker

Em um protocolo de dinheiro descentralizado com alta eficiência energética, a rede da nano nunca ficou offline, desde que as primeiras unidades foram distribuídas gratuitamente através dos faucets, para qualquer indivíduo com uma simples conexão com internet e um aparelho capaz de resolver captchas do google, sem a necessidade de equipamentos especiais e conhecimento técnico que, em alguns casos, dificultariam o acesso para algumas pessoas.

O sistema passou, sim, por alguns problemas. Como o hack da Bitgrail, o maior cisne negro da história econômica da nano até o momento, com milhões de unidades sendo roubadas dos clientes da exchange italiana – algo semelhante com o que foi a Mt. Gox para o Bitcoin.

Saiba mais: Mt. Gox – O maior cisne negro do Bitcoin assombra o mercado com R$15 bilhões

Além deste fator externo, a rede foi vítima de alguns ataques direcionados, como o ataque spam de 2021, que levou a validação de blocos à saturação, criando um backlog que atrasou algumas transações por dias; e o ataque de negação de serviço (DDoS) de 2022, contra os representantes principais que causou confusão na comunicação entre os peers, com atrasos pontuais.

Tudo isso foi parte de sua evolução e, a cada teste de batalha e resolução dos problemas, nano-node se provou resiliente e melhorou. Como todo software e sistema em desenvolvimento.

Com sete anos de história após o bloco gênesis, hoje o ecossistema segue atraindo implementações que buscam a maior eficiência possível dentro da economia descentralizada, como ferramenta de dinheiro para pagamentos, trocas, reserva de valor e unidade de contabilidade.

Leia mais:

*O autor da matéria possui nano (XNO) em carteira e trabalha voluntariamente para o ecossistema, colaborando de forma independente e também como embaixador do programa de comunidade da Fundação no Brasil.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading