Cointimes

ADs

Nano v24 aumenta a eficiência e resiliência da rede

Atualização Nano v24 Siglos

A nova atualização do nano-node (v24) já está rodando em alguns nodes da rede e, entre muitos pontos, ela aumenta a eficiência e resiliência da criptomoeda nano em casos de ataque spam ou maior demanda.

As últimas semanas foram de muitas novidades para a comunidade da nano, com aumento de adoção, novas ferramentas e projetos surgindo de forma independente pela comunidade e parte de todo esse movimento pode ter refletido na alta de preço (dia 23 de novembro), que chamou a atenção do mercado.

Saiba mais: Nano subiu 170% em 30 minutos; o que houve?

Entre os vários acontecimentos, vimos donos de nodes da rede betatambém descentralizada e não-permissionada, mas com uma quantidade menor de nós ativos – realizando uma série de testes com a atualização v24, batizada pela Nano Foundation de “Siglos”, que em espanhol significa “Séculos” e também tem origem grega, utilizada para nomear uma antiga moeda Persa que detinha o valor de 1/20 de um daric.

Um dos resultados mais relevantes entre os testes realizados, foi observar a rede confirmando uma simulação de spam de 200.000 blocos por segundo (equivalente a 100.000 transações por segundo), em uma velocidade de 1.000 confirmações por segundo (CPS), que equivale a 500 transações por segundo – já que na rede da nano, uma transação é composta por dois blocos, send e receive.

Saiba mais: O que é Nano (XNO), como funciona e como comprar?

O evento foi compartilhado por Patrick Luberus, entusiasta independente e dono de nó da rede beta e da mainnet.

Resultados da rede beta da nano com o node v24 mostrando eficiência e resiliência.
Fonte: Twitter @patrickluberus

Como medida comparativa, a versão anterior, v23,3, havia encontrado saturação em uma sequência de apenas 1.500 blocos por segundo (750 transações por segundo), confirmando estes blocos em uma média de 250 CPS (125 TPS).

Os resultados atuais apresentam uma velocidade de confirmação quatro vezes maior que a versão anterior e uma capacidade de resiliência em um volume cerca de 133 vezes superior. Antes da rede atingir seu ponto limite.

Na versão v23,3 foi observada perda de eficiência para proteger a rede de um ataque de negação de serviço, como medida temporária para manter a rede funcionando sem afetar os usuários de nano, até que uma solução mais definitiva estivesse disponível, sem abrir mão da eficiência e escalabilidade para transações com XNO.

A v24 é uma das atualizações mais esperadas pela comunidade, em desenvolvimento já há muitos meses e, agora, está rodando na mainnet em uma espécie de teste aberto, já que é esperado ter resultados diferentes da rede beta, por ser um ambiente mais controlado e com menos nodes.

O anúncio da Nano Foundation acompanhou o pedido de que os Representantes Principais (PRs – os maiores nodes da rede em peso de voto) ainda não atualizem, já que a v24 ainda é considerada como em fase de testes, mas muitos nodes menores começaram a atualizar e alguns PRs decidiram que também queriam a “Siglos” rodando em seus nodes e aderiram à atualização que parece funcionar muito bem.

No momento de redação, cerca de 24% dos votos da rede já estão sendo realizados com a versão mais eficiente do node nano.

Nodes de nano rodando a v24 já são mais de 24% dos votos.
Fonte: Nanolooker

E como uma interessante prova de batalha, a versão v24 da nano já conseguiu auxiliar a rede em um ataque spam de origem desconhecida que foi executado durante oito dias ininterruptos, mas sem nenhum efeito real contra usuários comuns.

O ataque spam criou um backlog de transações não-confirmadas apenas das contas do atacante (como efeito da v23,3) e que foi limpo em velocidade recorde após o node da Trustable (um dos maiores da rede em peso de voto) atualizar para a versão do nano-node que estava sendo usada apenas em Beta, demonstrando a capacidade de resiliência proporcionada pela Nano v24.

Tudo isso ocorreu nos últimos dias e pode ser acompanhado no servidor de Discord da nano, no reddit r/nanocurrency, no Twitter e também nas plataformas do Cointimes, com cobertura em tempo real de muitos eventos na nossa comunidade.

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!