O mercado de NFTs vem crescendo rapidamente e ganhando cada vez mais espaço , em 2020 foram transacionados $95 milhões de dólares, já em 2021 o mercado movimentou $25 bilhões de dólares, e é esperado que em 2022 o valor ultrapasse $35 bilhões de dólares.

A pergunta que surge  após ver esses números é: esse mercado tem espaço para crescer ainda mais? 

Sim, mas eu acredito que não do modo como o  conhecemos hoje. Como toda tecnologia inovadora,os primeiros casos de uso são simples e de fácil aplicação e adoção. No caso do mercado de NFTs, os primeiros casos de uso foram as PFPs (fotos de perfil), uma forma fácil, divertida e simples de entender uma propriedade digital dentro da blockchain, mas aproveita muito pouco do que a tecnologia pode oferecer.Por isso acredito que, em breve, os casos de uso mais complexos vão ganhar força e as PFPs vão perder espaço, restando somente os maiores projetos, por exemplo o Bored Apes Yatch Club, que já se tornou um ícone desta tecnologia.

No minha opinião, os casos de uso complexos com um futuro mais promissor são:

Metaverso e Gaming

Uma das aplicações mais óbvias, e a que está mais próxima de se tornar mainstream. Os NFTs oferecem aos criadores de jogos um novo jeito de expandir sua marca e uma nova forma de gerar receita, enquanto os jogadores recebem mais incentivo para continuar jogando, sendo realmente donos dos personagens ou itens dentro do jogo.

Um dos lados extremamente positivos para esse mercado é a forma de negociar itens dentro do jogo, possibilitando o aumento do valor dos itens,que  podem ter um grau diferente de raridade. Sem contar que os proprietários de NFT não precisarão se preocupar com golpes, pois não há intermediários envolvidos; as transações acontecem instantaneamente via blockchain. Isso abre possibilidades sem precedentes como, por exemplo, a negociação de baús, armas, skins ou outros equipamentos, independente do lançamento de uma nova versão do jogo ou um novo console, sem perder os itens que você possuía.

A lógica é muito parecida para o Metaverso,e diversos jogos vão utilizar desse universo de imersão. Assim, todos os seus itens, como roupas, casas e terras serão suas propriedades digitais.

Eu por exemplo já possuo algumas terras virtuais e itens de jogos em NFT que me permitem aplicar essa lógica.

Um exemplo interessante de jogo é o Big Time, que montou um time de profissionais que vieram de grandes franquias de jogos tradicionais como Fortnite, Call of Duty e EA Sports, para construir um jogo de alta qualidade baseado em NFTs. Um exemplo de Metaverso é a Decentraland, que hoje é uma das maiores plataformas do mercado.

Ingressos e Tickets

Como todas as transações feitas na blockchain têm registro, a venda de ingressos via NFT faz muito sentido, pois isso resolve problemas relacionados a fraudes e reduz o uso de papel. Comprar um ingresso presente no smart contract original do evento garante que ele seja original. Outro ponto positivo é a possibilidade de limitar o número de “mint” por wallets, que pode dificultar a atividade de cambistas que compram em grande quantidade nos lançamentos dos ingressos.

No final você fica com a NFT do ingresso de lembrança, podendo transformá-lo em um item de coleção no futuro e vendido para colecionadores ou fãs.

Por exemplo, esse ano participei do evento Ethereum Rio e possuo um NFT na minha carteira digital como lembrança de ter participado.

Autenticidade de Itens 

Aproveitando o mesmo benefício dos registros na blockchain, os itens físicos também vão poder ser tokenizados ​​para garantir que o produto comprado seja autêntico, facilitando a venda de itens de alto valor como obras de arte, itens de coleção ou antiguidades.

Setor Imobiliário

O mercado imobiliário tem um grande potencial para o uso de NFTs. Eles podem ser usados ​​para transferir escrituras de terras, garantir royalties à construtora por cada venda futura, fornecer prova de propriedade, e até mesmo acompanhar as mudanças no valor da propriedade ao longo do tempo usando a blockchain para consultar as transações.

Os NFTs podem ser usados ​​em imóveis para simplificar e facilitar as transações, até mesmo criar serviços de aluguel de residências de forma descentralizada.

Imagine conseguir consultar tudo sobre o imóvel que você está comprando em apenas alguns toques no seu celular. Descobrindo quando o imóvel foi construído, quem o possuiu primeiro, quais modificações foram feitas, e tudo antes de você comprá-lo.

Para isso acontecer em massa, o mercado ainda precisa amadurecer, mas já temos alguns exemplos como mercado no mercado imobiliário e de preservação ambiental.

Licenciamento e royalties para músicos 

Outra aplicação pouco explorada para NFTs é o licenciamento de música. O primeiro benefício é a mudança de relação entre artistas e seus fãs. Agora existe a opção de uma transação direta entre as pessoas que fazem música e as pessoas que a escutam, não necessariamente precisando de um intermediário como uma gravadora, distribuidora, plataforma de streaming ou plataforma de mídia social envolvida.

Isso implica no potencial de ser um modelo mais lucrativo para o artista, permitindo uma proximidade de seus fãs, pois as NFTs podem ser vinculadas a benefícios como shows, encontros com a banda, roupas e brindes exclusivos, podendo até mesmo conceder ao proprietário direitos exclusivos sobre a música. Isso significa que um NFT de música pode fornecer aos fãs uma sensação única de acesso exclusivo aos artistas que eles amam, e levar a fidelidade dos fãs a um nível totalmente novo.

Então o que será das famosas PFPs que vemos hoje no futuro? 

Na minha opinião, 90% vão perder seu valor, mas as chamadas “blue chips,” como Bored Ape Yacht Club e Crypto Punks, vão continuar com um grande valor agregado, por conta de alguns fatores. Eles construíram uma comunidade gigante em volta do projeto, representam uma mudança cultural e artística e marcam um período de uma geração digital. 

Quando alguém questiona como um desenho de um macaco pode valer tanto, podemos comparar com outros movimentos artísticos que já foram criticados, mas que hoje fazem parte da história, como a famosa obra “Latas de sopa Campbell” do artista Andy Warhol.

Para encerrar, queria saber qual é a sua opinião sobre o mercado,já está se preparando para esta nova realidade?

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br