Norges Bank, o banco central da Noruega, está adotando a layer 2 do Ethereum para o piloto de sua moeda digital emitida pelo banco central (Central Bank Digital Currency, CBDC).
Em 16 de maio, Nahmii, um Ethereum L2, anunciou que o banco Norges havia entrado em contato para que o protocolo hospedasse uma sandbox para a moeda nacional do país, a coroa norueguesa.
Nahmii disse na declaração que “construirá, manterá e treinará usuários e parceiros do Norges Bank sobre a sandbox.”
A sandbox do Norges Bank é projetada para oferecer uma interface para interagir com a rede de testes, ela implementa os contratos inteligentes apropriados e controles de acesso, inclui um frontend personalizado e ferramentas de monitoramento de rede, além de um resumo filtrável das transações na rede.
No entanto, Nahmii enfatizou que a versão atual do código é acessível apenas para usuários com as credenciais apropriadas, mas que todos os bancos do país devem participar da sandbox em algum momento.
Em abril de 2021, Norges havia anunciado que começaria a testar diferentes tecnologias para sua CBDC durante os próximos dois anos. O banco noruegues vem explorando as CBDCs nos últimos cinco anos.
Em novembro de 2020, o banco proclamou a Noruega como a sociedade mais sem dinheiro físico do mundo após sua pesquisa ter descoberto que menos de 4% da nação pagava com cédulas.
Em uma conferência em novembro de 2021, a governadora do banco central, Ida Wolden Bache, enfatizou que “o objetivo do Norges Bank é ter um sistema de pagamento digital seguro, eficaz e atrativo, agora e no futuro.”
Ela disse que o Norges Bank está explorando “se a introdução de uma CBDC é uma medida apropriada para promover um sistema de pagamento seguro, eficaz e atrativo, além da confiança no sistema monetário”:
“A introdução de uma CBDC é uma questão importante e complexa. Daremos a nós mesmos o tempo necessário para pesquisar a fundo a questão, ao mesmo tempo em que nos preparamos para estar em condições de agir se a necessidade surgir.”
Bache observou que a cooperação internacional também será fundamental para preparar sua CBDC para a padronização e interoperabilidade.
Vários dos maiores parceiros comerciais da Noruega expressaram seu apoio às CBDCs. A Suécia concluiu a segunda fase de seus próprios ensaios com CBDCs em fevereiro, a França terminou sua primeira parcela de experimentos em janeiro, e os Países Baixos se prontificaram para ser uma área de testes para o euro digital em 2020.
Leia também: