As circunstâncias em torno do fracasso da Celsius Network continuam a tomar rumos inesperados. Com escândalos como a empresa declarando falência, acusações contra um ex-gerente pela responsabilidade sobre a perda de milhões de dólares, e as últimas notícias que surgiram sobre a empresa que, segundo informações, escondeu problemas financeiros de seus investidores.
Saiba mais: Celsius perdeu mais de US $100 milhões após CEO assumir estratégia de trading
De fato, é possível que a Celsius tenha escondido seus problemas financeiros dos investidores e tenha “se envolvido na manipulação indevida do preço” dos tokens na plataforma para melhorar o balanço patrimonial e financeiro da empresa, de acordo com uma ação judicial pública apresentada na quarta-feira, 7 de setembro.
O Departamento de Regulamentação Financeira de Vermont apresentou essa ação a fim de dar apoio à moção feita pelo administrador norte-americano para nomear um examinador independente.
Este administrador, que está supervisionando o caso de falência da Celsius, havia dito no passado que está procurando um examinador para ajudar a obter novas informações e aliviar “a confusão.”
De acordo com o documento mais recente, a Celsius sofreu “perdas maciças” nos primeiros sete meses de 2021 e “dois eventos materiais adversos” em junho e julho do mesmo ano, com base em um estudo preliminar dos registros financeiros.
Além disso, apesar das leis estaduais e federais de valores mobiliários norte-americanos exigirem que a corporação divulgue suas demonstrações financeiras, a empresa manteve suas perdas ocultas e indisponíveis para investidores.
Além disso, a ação alegou que a Celsius manipulou o preço de seu token CEL. A transação pode ter “artificialmente” aumentado a participação da empresa no CEL em seu balanço patrimonial.
Saiba mais: Celsius manipulou preço do CEL com fundos de seus clientes, segundo executivo
De acordo com o documento, a empresa “nunca obteve receita suficiente para sustentar os rendimentos que estavam sendo pagos aos investidores.”
O que o documento sugere
De acordo com o último documento referente ao credor falido:
“Durante o curso da investigação multiestadual, ficou claro que a Celsius, através de seu CEO Alex Mashinsky e outros, fez alegações falsas e enganosas aos investidores sobre, entre outras coisas, a saúde financeira da empresa e sua conformidade com as leis de valores mobiliários.”
Saiba mais: FTX desiste acordo com Celsius ao ver o estado das finanças da empresa
O documento continuou:
“Ambos provavelmente induziram os investidores de varejo a investirem na Celsius ou a deixar seus investimentos na Celsius apesar das preocupações com a volatilidade do mercado de criptomoedas.”
O modelo de negócios da Celsius colocado em questão
O modelo comercial da Celsius, assim como suas operações, investimentos e atividades de empréstimo, estariam todos sujeitos a análise por um examinador independente. De acordo com a declaração, um examinador também analisará a administração da Celsius para determinar o “papel da empresa na criação da atual iliquidez dos devedores,” bem como quaisquer “irregularidades.”
Em 13 de julho, a Celsius entrou com um pedido de falência. Desde então, mais de trezentos clientes já enviaram cartas, alguns afirmando que foram enganados e solicitando a recuperação de seu dinheiro.
Em 6 de setembro, um advogado representando a Celsius disse que a empresa havia recebido vários fundos adicionais para ajudar no financiamento de seu processo de reestruturação. A empresa anunciou que terá uma reunião com um comitê representando credores não segurados na próxima semana e está trabalhando “rapidamente” no caminho a seguir.
Por fim, o administrador disse na ação que um examinador poderia esclarecer qualquer mal-entendido sobre o assunto que possa ter surgido de lugares como a mídia social.
Leia também: