De acordo com um antigo executivo da Celsius Network LLC, Timothy Cradle, a Celsius manipulou o preço de seu token CEL utilizando fundos não autorizados de clientes, em operações de pump.

Preço do CEL foi manipulado pela Celsius Network

O antigo Diretor Executivo de Crimes Financeiros e Compliance da Celsius Network LLC, Timothy Cradle, contou à CNBC que a empresa vinha operando em situação irregular anos antes de ter declarado falência pelo Capítulo 11 do código dos Estados Unidos.

Cradle afirmou ter escutado outros diretores executivos da companhia comentando entre si sobre “pumpar o preço do CEL” em uma festa de natal em 2019. Segundo ele, conversas semelhantes ocorreram em pelo menos outras duas ocasiões futuras e definitivamente o preço do CEL foi manipulado por eles.

Gráfico da CELUSD negociado na FTX com velas de 1 dia
CEL/USD 1D – FTX em Tradingview

Timothy não é o único a fazer acusações desse tipo, já que Jason Stone, diretor da KeyFi, veio à público recentemente para dizer que a Celsius manipulou o preço de ativos no mercado (incluindo seu próprio token) e que a companhia estava envolvida em diversas atividades ilegais de crimes financeiros.

KeyFi era responsável pela gestão de cerca de US $2 bilhões em cripto ativos da Celsius Network.

“O exemplo mais flagrante disso foi a descoberta de que Celsius usou depósitos de bitcoin de clientes para inflar seu próprio criptoativo chamado ‘token Celsius’.”

Afirmou Stone, confirmando que o preço do CEL foi manipulado por seu cliente.

Importância da auto-custódia

A manipulação do preço por parte da Celsius felizmente foi descoberta, graças a sua falência e aos escândalos envolvendo a empresa, mas algo parecido poderia acontecer com qualquer outra custodiante desonesta sem que o público e seus clientes jamais soubessem.

Este é só mais um exemplo, entre tanto, da importância de que os investidores realizem a auto-custódia de seus fundos, principalmente utilizando a tecnologia das criptomoedas que renovou a indústria financeira ao permitir soberania total de seu patrimônio pela primeira vez na história.

Soberania e possibilidade de auto-custódia fazem parte dos fundamentos positivos de criptomoedas como o Bitcoin, cujo potencial está sendo desperdiçado por muitos investidores ao abrir mão dessa característica tão importante.

“Hoje” a Celsius manipulou o preço de seu próprio token, em um esquema de pump com o dinheiro de seus clientes, mas no passado muitas outras coisas aconteceram também com o capital de usuários custodiados por empresas centralizadas e desonestas. Como foi o caso destes acontecimentos envolvendo a MTGOX.

Saiba mais: Mt. Gox – O maior cisne negro do Bitcoin assombra o mercado com R$15 bilhões

A verdade é que nunca realmente sabemos quando algo parecido pode acontecer novamente e nossa maior defesa contra a desonestidade de empresas como a Celsius Network, é guardando nossos fundos da maneira correta.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br