Cointimes

Celsius perdeu mais de US $100 milhões após CEO assumir estratégia de trading

CEO da Celsius e do token CEL

Alex Mashinsky, o CEO da Celsius, passou a liderar a estratégia de trading da plataforma em janeiro deste ano, antes da empresa se tornar insolvente em março e falir recentemente.

De acordo com matéria do Financial Times, as habilidades de trader do CEO da Celsius podem estar relacionadas com a quebra da empresa de empréstimos em cripto. Fontes próximas da Celsius disseram que o CEO tomou as rédeas da estratégia de trading da empresa e que ele contrariou conselhos de especialistas no assunto.

Um dos trades foi realizado logo antes de um comunicado do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), que revela as ações do Banco Central dos EUA (Fed) em relação às taxas de juros da economia.

Na época, os traders da Celsius receberam ordens do CEO para vender centenas de milhões de dólares em bitcoin antes que o Fed anunciasse sua decisão. A empresa comprou de volta seus bitcoins com prejuízo quase um dia depois, segundo o relato das fontes.

Em janeiro de 2022, a Celsius reportou perdas comerciais no valor de US $50 milhões. Entretanto, ainda não está claro se o peso total das perdas foi o resultado das decisões de Alex Mashinsky.

Antes disso, o CEO Mashinsky também supostamente interrompeu um trading de GBTC (papéis do fundo de bitcoin da Grayscale) que acabou custando à empresa mais de 100 milhões de dólares.

Em setembro de 2021, a Celsius detinha cerca de 11 milhões de papéis no Grayscale Bitcoin Trust, comprado por um prêmio. A Grayscale fornece ao maior fundo BTC uma oferta de ativos digitais negociáveis que rastreia o preço do bitcoin.

A Grayscale supostamente ofereceu ao Celsius uma opção para sair de sua posição GBTC em setembro depois que a empresa negociou US $400 milhões da ação com um desconto de 15%. Entretanto, a Mashinsky recusou a opção na esperança de que a margem de desconto fosse reduzida, aguardando um prejuízo menor ou mesmo um lucro na operação.

Mais tarde, em abril de 2022, a Celsius acabou fechando sua posição no GBTC com perdas superiores a 25%. 

Conforme noticiamos anteriormente, a Celsius declarou falência em julho, após seus problemas de liquidez que ficaram claros em junho. Agora, a Celsius enfrenta a liquidação enquanto os credores buscam a recuperação legal de seus ativos. Segundo o Financial Times, autoridades estão investigando as decisões de Mashinsky que possivelmente levaram à falência da empresa.

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Ganhar crypto é bom, né?

Mas aqui você também pode ganhar assistindo nossa live! Vem participar.

Cointimes e Phicube

Quer saber qual a melhor estratégia para você no mercado crypto?

RESPONDA O QUIZ AGORA!