Breaking News  
Nos ombos de gigantes: Peter Todd Bitcoin

Nos ombos de gigantes: Peter Todd

Peter Todd é um dos maiores desenvolvedores do Bitcoin Core.

Lucas Bassotto
Lucas Bassotto

Grande relevância

Peter Todd é um dos maiores e mais relevantes desenvolvedores do código do Bitcoin Core. Submetendo seu primeiro código em 2012 e hoje é o #19 que mais contribuiu para o desenvolvimento do código segundo o site GitHub. Foi o principal responsável por escrever propostas de melhoria mais relevantes no código do Bitcoin.

As suas propostas têm um tópico em comum: novas funcionalidades em transações do Bitcoin. Praticamente todas as carteiras atualmente possuem as melhorias desenvolvidas e propostas por Peter Todd. Além disso, suas contribuições ajudaram diretamente na maior capacidade de transações do Bitcoin, aumentando sua capacidade de escala da rede.

OP_CHECKLOCKTIMEVERIFY (BIP 65)

O BIP 65 (Proposta de Melhoria do Bitcoin) permite que uma transação de saída seja gasta apenas em um determinado momento do futuro. Em outras palavras, o script permite que uma pessoa envie Bitcoins que só poderão ser gastos em um momento futuro especificado na transação.

É uma função muito interessante, podendo ser aplicada a contratos com alguma espécie de cláusula futura e até mesmo heranças. O BIP 65 já está ativo na rede do Bitcoin desde Dezembro de 2015, com a atualização do Bitcoin Core 0.11.2.

Opt-in Full Replace-by-Fee Signaling (BIP 125)

Conforme a adoção do Bitcoin vem aumentando, o número de transações para serem inseridas em um bloco limitado da rede também aumenta. Isso provoca um congestionamento de transações pendentes na rede e também aumenta o preço da taxa de transação.
Com o BIP 125 é possível enviar a mesma transação com uma taxa mais alta, substituindo a transação que ficou presa na rede aguardando confirmações. Esta função apareceu no Bitcoin Core 0.12 e atualmente quase todas as carteiras contam com a função “Replace By Fee”.

BIP 63

As transações no Bitcoin são pseudoanônimas. Ou seja, é possível localizar as duas partes que estão transacionando as moedas, basta que uma delas revele sua identidade. Atualmente existem moedas como a Monero, a qual analisamos recentemente, que oferece o recurso de completo anonimato.

O bitcoin é realmente anônimo? Descubra se a moeda é segura

Infelizmente, o BIP 63 é uma proposta de melhoria que está arquivada atualmente. Peter Todd, neste BIP fazia a proposta de endereços furtivos, ou seja, endereços com identidade secreta para aumentar mais ainda a privacidade das transações de Bitcoin.

Defesa do Segwit

Peter Todd foi um dos grandes desenvolvedores a advogar em defesa do Segwit. De forma simples, o Segwit possibilita que mais transações sejam feitas na rede do Bitcoin. Os blocos da rede do Bitcoin possuem o tamanho de 1MB. Diminuindo o tamanho das transações através do Segwit, é possível armazenar mais dados dentro de um bloco.

Descomplicando o segwit – Tudo que você precisa saber

Segundo Peter Todd, o Segwit é uma forma de aumentar relativamente o tamanho do bloco sem a necessidade de causar uma bifurcação na rede. O Bitcoin Cash, por exemplo, é um exemplo de bifurcação na rede do Bitcoin.

Apoio ao Lightning Network?

A Lightning Network é uma solução para aumentar a capacidade de transação do Bitcoin. Nem todas as transações precisam ser registradas na Blockchain, um exemplo disso são as microtransações para pagar um cafézinho. A solução é retirar essas transações da Blockchain, fazendo com que elas sejam realizadas fora da rede.

De forma simples, dois ou mais usuários abrem um canal de negociação que fica registrado na Blockchain. As transações podem ocorrer indefinidamente dentro deste canal, ou seja, fora da Blockchain.

No fechamento do canal, é registrado apenas o saldo final após as transações. Desta forma, cada transação não precisaria ser registrada na Blockchain, tornando elas mais baratas e rápidas para pequenas transações.

No início do ano, Peter havia feito críticas quanto a linguagem de programação utilizada pelo Lightning Network. Segundo ele, a linguagem C é notoriamente periogosa por conta de ser amplamente utilizada na programação, o que poderia representar um risco de segurança.

No entanto, começaram a aparecer relatos positivos sobre a tecnologia em seu twitter. Em um deles, Peter Todd relata o sucesso em um pagamento de recarga telefônica utilizando a Eclair Wallet (carteira da Lightning Network).

Segundo ele, seu pagamento de US$ 40 foi confirmado instantaneamente, o que é impressionante para uma rede em desenvolvimento. Apesar de não haver nenhum posicionamento oficial de sua parte, Peter afirma que a rede está finalmente começando a maturar. Seria uma espécie de apoio?

Um gigante

Suas melhorias foram essenciais para o desenvolvimento e amadurecimento do Bitcoin. Peter Todd é bastante ativo no debate de criptomoedas, sempre em seu Twitter. Além disso, também mantém um site pessoal com reflexões e estudos sobre criptografia e programação.

Além de estar sempre desenvolvendo melhorias para o Bitcoin, Todd também é aberto a debates mais técnicos. Apesar de não ter idealizado o Segwit, teve um papel importante no seu desenvolvimento encontrando um bug e propondo rapidamente uma solução. Certamente ele é um nome importante no passado, presente e futuro do Bitcoin.

Lucas Bassotto
Lucas Bassotto

Sou Lucas Bassotto, graduando em Economia. Um grande entusiasta do mundo da criptoeconomia. Atualmente trabalho na Foxbit produzindo conteúdo.

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.