A equipe do navegador Brave está testando um produto que promete mudar a lógica dos anúncios direcionados, aqueles anúncios chatos na lateral dos sites agora podem te render alguns trocados. Vou te mostrar como a equipe do navegador Brave vai fazer isso.

O Brave é o navegador criado pelo mesmo inventor do Javascript, a linguagem de programação que move a internet, ele apresenta várias ferramentas interessantes. Uma delas é a possibilidade de recompensar os criadores de conteúdo utilizando o blockchain do Ethereum,  por meio dos tokens BAT (Basic Attention Token). Agora o BAT ganha mais uma função, a de te pagar para ver anúncios. Calma que vou explicar como isso é possível.

Como o navegador Brave funciona?

Bom, primeiro como funciona o sistema atual? O Google ganha bilhões de dólares coletando seus dados e fazendo o match entre o que você quer e o que os anunciantes querem vender.

Mas como vimos no caso do Facebook esse modelo pode levar a vários problemas, dentre eles vazamento de informações privadas, além da diminuição da velocidade de navegação devido aos anúncios indesejados. Isso tem levado muitos a usarem os famosos Adblocks (que bloqueiam anúncios).

Como o Facebook pode aprender com o bitcoin?

No vídeo abaixo podemos ver quão invasivo é o Google:

 

A equipe do Brave browser criou seu próprio Adblock, ele vai bloquear essencialmente qualquer anúncio vindo do Google ou de outras companhias, mas você terá uma opção de visualizar os anúncios dos parceiros do Brave no lugar dos usados pelo Google. A grande diferença é que você ganhará uma porcentagem do que o anunciante gastou, assim os criadores de conteúdo, os anunciantes e quem consome sempre saem ganhando.

A privacidade também será um diferencial, em vez de processar os seus dados em um servidor central como o Google faz, todo o match entre o conteúdo que você quer consumir e aquele disponível será feito no seu computador. Isso significa mais privacidade e velocidade.

Por enquanto o adblock da Brave está em fase de testes, mas logo será lançado e você poderá receber em criptomoedas apenas por visualizar propaganda.

Para tentar fazer parte dos testes acesse o fórum da comunidade e se torne um voluntário. Será que o Brave vai desbancar o império do Google e revolucionar a indústria do conteúdo? Teremos uma internet mais privada e sob nosso comando ou estamos caminhando para um futuro à BlackMirror? Veja mais sobre o posicionamento do Google no post abaixo:

Google: Obrigada pela proibição do bitcoin