Calma, eu não estou criticando os jogos em NFT e sim criticando a forma que eles são tratados.
Entre 2020 e 2021 os jogos play-to-earn viraram uma febre, com a pandemia obrigando muitas pessoas ficarem em casa, essa inovação permitiu uma nova forma de renda sem sair de casa. Muitos jogos foram lançados e várias pessoas ganharam e também perderam dinheiro nessa brincadeira.
O conceito foi inovador e trouxe uma nova realidade para o mundo dos games, mas o caminho que ele tomou, por conta do nome dado, se tornou seu principal vilão. Minha crítica entra justamente nesse ponto.
Enquanto os jogos forem tratados como play-to-earn (jogue para ganhar), com a mentalidade de ser uma renda mensal, não existirá mágica em tokenomics que fará o jogo ter liquidez e se sustentar por um longo prazo. Conseguimos ver isso nos gráficos dos tokens dos principais jogos P2E’s
Por que isso acontece?
O principal ponto é que com essa mentalidade de renda, as pessoas querem um jogo que seja o mais simples e rápido possível, que com ações básicas ela complete os objetivos para receber os tokens de recompensa e saque imediatamente os lucros, drenando a liquidez da moeda em um período curto de tempo, pois ninguém está injetando a liquidez de volta, deixando o tokenomics insustentável.
Como resolver esse problema?
Precisamos mudar o termo play-to-earn!
Quando falamos de como a Web3 é importante para o novo cenário dos games, não é somente sobre ganhar dinheiro, mas sim pela possibilidade de possuir ativos digitais com os NFTs. Por isso defendo a mudança da mentalidade dos jogos em blockchain para Play-To-Own.
Com essa mudança conseguimos direcionar os desenvolvedores de jogos e usuários para o benefício real da blockchain. Trazendo jogos mais completos, divertidos e imersivos com itens utilizáveis dentro do jogo em NFT como recompensa. Essa prática vai deixar a economia dos jogos muito mais saudáveis por 3 principais motivos:
- Itens em NFT como recompensa
- Utilizando itens que são úteis dentro do jogo como recompensa, permitem que a saúde econômica seja sustentável. A recompensa não tem uma liquidez imediata de saque, para ele obter esse lucro, o jogador precisa vender o item para outra pessoa e aí sim gerar o lucro. Fazendo o dinheiro circular entre os jogadores e não consumindo a liquidez do jogo
- Usuários realmente gostam e se divertem com o jogo
- Com o engajamento de um jogo divertido e imersivo, a comunidade se torna mais fiel e apoia o projeto em cada passo, sem contar que diversos itens ganhos como recompensa não serão “liquidados” por conta dos usuários terem a vontade de realmente utilizá-los no jogo, coisa que não acontece no cenário atual
- Blockchain e NFTs serem uma feature dos jogos e não uma categoria
- Com a nova mentalidade e a blockchain e NFTs se tornarem uma feature de posse, economia e transações dentro de qualquer jogo. Isso rompe barreiras enormes de novos entrantes para esse mercado. Jogos tradicionais com um potencial imenso (como GTA, CS GO, The Sims etc… ) poderiam adicionar essa feature, quebrando atuais preconceitos que existem hoje de games tradicionais com a blockchain.
Com o mercado ganhando maturidade, veremos mais jogos seguindo esse caminho e a tecnologia se tornando mainstream no mercado de games.
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