Breaking News  
O que South Park nos ensina sobre economia? Economia

O que South Park nos ensina sobre economia?

Pegue o papel e anote as lições de economia para sua vida!

Neto Guaraci
Neto Guaraci

South Park é uma animação extremamente educativa, além de engraçada, ácida e completamente sem papas na língua. Hoje vou falar sobre os ensinamentos econômicos de South Park.

Kenny, Stan e Cartman realmente têm muito a nos ensinar nessa área!

1. Não confie no seu banco

O episódio Margaritaville ficou bastante famoso pela famosa frase “And it’s Gone”, algo como “eeee já era”. Não é só no Brasil que os gerentes de grandes bancos colocam o dinheiro dos seus clientes em aplicações horríveis.

No plot, o pai de Stan leva seu filho ao banco, ele quer ensinar a importância de poupar, mas não é bem isso que acontece:

É muito comum que os gerentes de banco empurrem investimentos que não têm boa perfomance, eles fazem isso para conseguir receber mais bônus e bater metas. Por isso tente aplicar seu dinheiro em um banco digital.

Fica a lição, não deixe o seu dinheiro aplicado em grandes bancos! Annnd its Gone!

2. O valor é subjetivo

O valor de algo não depende do esforço feito para criá-lo, nem de quanto o vendedor coloca de preço. O valor é determinado pela percepção de valor dada pelo mercado (as pessoas).

Isso fica bem claro no episódio Cash for Gold, quando Stan percebe que Marvin, seu avô, está comprando bijuteria como se fossem joias de alto padrão.

Stan viaja o mundo tentando parar a fabricação e venda dessas joias, mas no final acaba dando um presente de muito mais valor do que uma joia fake ao seu avô.

3. Marca tem poder

south park e economia redskins go f yourself

Em “Go Fund Yourself“, Cartman e os outros garotos inspirados pelo sucesso do Kickstarter resolvem criar uma companhia chamada de Washington Redskins .

Mesmo não fazendo absolutamente nada de inovador e literalmente mandando seus clientes para lugares nada agradáveis, a Redskins é um sucesso.

Em certo ponto a companhia é comparada com uma famosa marca de smartphones. Quem nunca teve um amigo que comprou um Iphone uma marca somente por ela ser de luxo?

4. As vezes o Golias é maneiro

Tweek – Criança que abusa de café no negócio dos pais o Tweek Bros

No episódio “Gnomes” a cidade de South Park é o cenário de uma batalha entre Davi x Golias, ou melhor, uma grande corporação e um pequeno negócio.

Estamos acostumados a achar que as grandes corporações são maléficas, mas isso não é necessariamente verdade. As vezes o Golias é maneiro e o Davi é do mal.

A verdade é que muitas vezes as grandes corporações trazem benefícios como preços mais baixos, maior ética e mais eficiência.

5. O governo não sabe o que faz

No episódio Margaritaville, Stan tenta devolver uma máquina de suco comprada pelo seu pai.

Porém, em meio a crise econômica ele precisa viajar por todo o complexo sistema financeiro norte-americano e no final descobre uma cômica verdade, o governo realmente parece não saber o que fazer:

Essa situação retrata muito bem a ação do governo dos Estados Unidos no meio da crise de 2008. Enquanto algumas empresas recebiam aportes na casa dos bilhões, milhões de americanos perdiam seus empregos, casas e outros bens.

Está esperando algo do Estado? Tenha sempre muita paciência e um plano B.

Gostou das dicas que South Park tem a nos dar? Então compartilha com seus amigos e não se esquece de entrar no nosso canal do Telegram.

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.