Coingoback

A Organização das Nações Unidas (ONU) está alertando os entusiastas de criptomoedas a não participarem de uma conferência prevista para ser realizada na Coréia do Norte.

Como os EUA, a ONU sustenta que participar de conferências de tecnologia na Coréia do Norte pode equivaler a uma violação de sanções internacionais.

ONU alerta para sanções internacionais

A Reuters informou na quarta-feira que ir ao evento provavelmente seria uma violação de sanções internacionais, de acordo com um relatório confidencial que será apresentado ao Conselho de Segurança da ONU.

A notícia chega depois que o desenvolvedor do Ethereum, Virgil Griffith, foi preso e indiciado por participar da conferência para dar uma palestra em abril passado. Griffith foi acusado de conspiração por violar a Lei Internacional dos Poderes Econômicos de Emergência.

A Coréia do Norte foi acusada, em outro relatório da ONU, de financiar seu programa de armas de destruição em massa com hacks de exchanges de criptomoedas, bem como instituições bancárias.

O relatório de agosto de 2019 disse que a Coréia do Norte usou hacks “difundidos e cada vez mais sofisticados” para acumular cerca de US$ 2 bilhões, que são lavados pela Internet.

Qualquer esforço que pareça permitir que o regime contorne as sanções provavelmente seria ilegal sob as regras da ONU.

“Apoiar o uso da tecnologia de criptomoedas e blockchain pela Coréia do Norte corre o risco de violar as resoluções do Conselho de Segurança, porque aumentaria inevitavelmente a capacidade do país de subverter sanções e gerar receita para seus programas de armas”, disse um porta-voz anônimo do governo britânico à Reuters.

Coréia do Norte oferece sigilo

O site do evento norte-coreano está tentando atrair participantes dos EUA, dizendo que seus passaportes não serão carimbados na entrada, ajudando a ofuscar sua visita.

Um trecho do novo relatório da ONU, visto pela Reuters, afirma que as conversas anteriores na conferência de criptografia “incluíram discussões explícitas sobre criptomoedas para evasão de sanções e lavagem de dinheiro”.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br