Na sexta-feira, a Procuradoria dos Estados Unidos do Distrito Sul de Nova York anunciou que Virgil Griffith, membro da equipe da Fundação Ethereum, foi preso.

Leia também:
++ Coreia do Norte Desenvolvendo sua Própria Criptomoeda
++ EUA e China caminham para uma guerra fria de tecnologia

Ele enfrenta acusações de conspiração após uma viagem à Coréia do Norte e uma apresentação na Conferência de Blockchain e Criptomoeda de Pyongyang.

Em particular, ele supostamente prestou serviços à República Popular Democrática da Coréia (também conhecida como Coréia do Norte) sem obter aprovação do Gabinete de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

De acordo com a denúncia, Griffith procurou o Departamento de Estado dos EUA, mas sua permissão foi negada devido a sanções econômicas contra a Coréia do Norte. Griffith viajou para a China e depois para a Coréia do Norte de qualquer maneira.

A denúncia também diz que Griffith discutiu “tecnologias de criptomoeda para lavagem de dinheiro e evitar sanções”.

Um agente especial do FBI entrevistou Griffith em maio de 2019. Foi uma entrevista consensual e ele falou sobre sua apresentação intitulada “Blockchain e Paz” com o agente. Ele mostrou fotos de sua viagem e disse que gostaria de participar da mesma conferência no próximo ano.

Vitalik Buterin, criador do Ethereum, escreveu vários tweets sobre a prisão de Griffith:

“Não acho que o que Virgil tenha dado ao DRPK qualquer tipo de ajuda real para fazer algo ruim. Ele fez uma apresentação com base em informações publicamente disponíveis sobre software de código aberto. Não foi um ‘tutorial hacker avançado e estranho'”

Ele também diz que a Ethereum Foundation não tem nada a ver com a viagem de Griffith à Coréia do Norte. “A EF não pagou nada e não ofereceu assistência; foi uma viagem pessoal de Virgil que muitos desaconselharam”, escreveu Buterin.

Hoje, um juiz decidiu que há provas suficientes para avançar com um julgamento. Griffith será libertado da prisão até julgamento.

Siga o Cointimes no Telegram para não perder nenhuma notícia!


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!