Richard Stallman é um ativista amplamente conhecido por fundar o movimento de software livre, criar o projeto GNU e a Free Software Foundation. Ao longo dos anos ele virou uma figura polêmica pelo seu radicalismo, opiniões complicadas e agora causa manchetes ao falar de bitcoin e moedas digitais. 

Em entrevista ao canal Monero Talk no dia 01/04, Stallman  afirmou que não gostaria de usar bitcoin ou monero, o motivo? A volatilidade.

“[Bitcoin e Monero] não são as coisas que eu gostaria de usar por vários motivos. O bitcoin ele é uma moeda e seu valor flutua, eu não gosto disso, eu não quero especular em moeda. Isso não é do meu temperamento. Eu acho que perderia muito dinheiro se eu tentasse, isso não é algo que eu sou bom”

Richard está correto, entretanto, a volatilidade do BTC vem caindo ao longo dos anos e é especulado que ela fique cada vez menor conforme o mercado cresce. 

Vol do bitcoin gráfico
Gráfico da volatilidade do bitcoin

Eu não sou contra outras pessoas especulando moedas, não sou contra as pessoas usando bitcoin exceto parcialmente pela quantidade de energia que ele usa. De lado disso não acho que ele faça mal.

Mas há outra preocupação ainda maior em relação ao bitcoin e outros criptoativos.

Impostos são importantes para Richard Stallman 

O fundador da FSF se mostrou alarmado com a possibilidade do bitcoin se tornar uma maneira de sonegar impostos. 

“Entretanto eu acho que ele [bitcoin] poderia fazer muito mal, eu acho que se ele fosse usado para canalizar lucros que não poderiam ser rastreados, eu consideraria isso prejudicial”

As preocupações de Stallman foram arrefecidas quando ele descobriu que o bitcoin é completamente transparente e as transações ficam guardas para sempre no blockchain, facilitando o trabalho policial e as investigações da Receita Federal. 

Contudo, o pai do software livre ficou assustado com as capacidades de outra criptomoeda, o Monero (XMR). Completamente anônima e privada, a XMR poderia ser usada para sonegar impostos e muitos especulam que ela é a versão do século XXI dos bancos suíços, mas acessível para todos. 

Nós precisamos fazer com que as pessoas ricas paguem impostos e este é o tributo que dará a todos uma vida decente… Eu vi recentemente provavelmente da ONU que 10% da riqueza mundial está escondida [em paraísos fiscais].” 

Para o criador do movimento do software livre a possibilidade de sonegação de impostos é assustadora. Ele acredita também que se o Estado soubesse de todas as transações isso abriria portas para um regime autoritário. 

Então, qual é o dinheiro ideal para Stallman? 

O dinheiro digital ideal para Richard Stallman 

“Eu quero anonimato”, afirmou Richard que completou “os únicos dados que não serão usado de forma errada são aqueles não coletados”.

Quando falamos de pagamentos eu tenho um objetivo diferente quando falamos de privacidade, eu acho que o indivíduo merece anonimato nas suas compras  mas as lojas que eles compram não devem poder esconder suas vendas ou suas receitas

– afirmou Richard

E como fazer isso?

Com o software GNU Taler, uma implementação completamente open-source que usa o esquema de assinaturas cegas de David Chaum para garantir o anonimato das compras e também permitir a cobrança de impostos nas empresas. 

Inclusive, Taler significa “Taxable Anonymous Libre Economic Reservers” e faz alusão as moedas Thaler dos territórios do Santo Império Romano, estas moedas eram de enorme qualidade e delas derivaram o ‘dollar’ norte-americano, o ‘tolar’ eslovênio e o ‘tãlã’ de Samoa. 

Thaler, moeda que deu origem ao dólar
Moedas Thaler | Fonte: Wikimedia

A versão original do Thaler, geralmente, tinha mais prata do que os seus valores indicavam, o que era uma característica muito desejada visto que as moedas de prata se desgastavam e acabavam perdendo peso com o tempo.

O Taler do GNU precisa necessariamente passar por um banco com processo de KYC para ser transformado em dinheiro. Ele também não usa blockchain e é centralizado em um serviço que pode ter diversos servidores sincronizados. 

A proposta já está sendo testada em pequenas localidades na União Europeia e vai ao encontro do que David Chaum imagina como um CDBC (moeda digital do Banco Central) deva ser.

A discussão completa com Richard Stallman com mais de 1 hora de papo está disponível no canal Monero Talk em inglês:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br