O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, propôs a construção de uma usina nuclear para sustentar o crescimento da indústria de mineração de criptomoedas em meio à crise energética que o país está enfrentando.

A alternativa nuclear para abastecer o sistema energético do país é bastante impopular entre os cidadãos. Mesmo assim, o presidente Kassym-Jomart insiste que a proposta visa “aumentar o contributo do sistema financeiro nacional para o desenvolvimento económico e o bem-estar dos cidadãos”

Planos do Cazaquistão para o setor de mineração

Após a repressão da China à mineração de criptomoedas, o Cazaquistão se tornou um lugar popular para os mineradores chineses migrarem. A falta de intervenções do governo no setor e os baixos custos de energia tornaram o país um destino promissor.

O Cazaquistão está supostamente em segundo lugar para o controle mundial da energia de mineração de Bitcoin, depois dos EUA, apresentando uma participação de 21,9% na taxa de hash mundial de acordo com os dados do Índice da Cambridge Center for Alternative Finance.

O FIM DO REAL BANNER
mineração nuclear
Evolução do hashrate do Bitcoin por país – Fonte: Cambridge Center for Alternative Finance

O fenômeno migratório presenciado pela comunidade bitcoin durante este ano acabou por impulsionar uma demanda crescente para a qual o abastecimento de energia do país não estava pronto. 

Tokayev até mesmo admitiu, durante encontro com banqueiros no dia 19 de novembro, que o país já está “sentindo os primeiros sinais de falta de energia no Cazaquistão”, considerando que isso é resultado do rápido crescimento das operações de mineração de criptomoedas.

Percebe-se que o consumo de energia aumentou a taxas sem precedentes, reportando um crescimento de 8% (1.000 a 1.200 megawatts) em 2021, enquanto o crescimento regular do consumo costumava ficar entre 1% e 2% ao ano.

O presidente agora fala sobre a necessidade de tomar “uma decisão impopular”, já que as menções anteriores sobre a construção de uma usina nuclear receberam enormes reações e críticas em 2019, mas agora ele afirma que “o papel de um líder é tomar decisões impopulares”.

“Acho que finalmente chegaremos a essa decisão. Já estamos sentindo os primeiros sinais de falta de eletricidade no Cazaquistão. Claro, não há déficit total. O saldo é quase zero. Mas os primeiros sinais estão indicados. Portanto, olhando para o futuro, teremos que tomar decisões inerentemente impopulares sobre a construção de uma usina nuclear.” 

A Rússia ajudará no projeto da usina 

Esta não é a primeira vez que Tokayev se propõe a construir uma usina nuclear. Em 2019, ele conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que ofereceu assistência em tecnologia e treinamento.

Leia também: Rússia quer fugir do padrão dólar – muito cedo para usar Bitcoin, Putin?

Como mencionamos, esta proposta não foi bem recebida pelos cidadãos do Cazaquistão, que temem as implicações ambientais, custos, dependência energética da Rússia e a história anterior do país com testes de armamento atômico soviético.

A reação dos cidadãos foi forte o suficiente para colocar a ideia de lado, até agora. Tokayev sugere que isso é algo que eles devem fazer e não há outra maneira de contornar isso. A situação energética ainda não é a pior, mas o Ministério da Energia anunciou que o país comprará eletricidade russa para o inverno.

Tokayev quer ver o retorno da mineração

Além disso, o presidente do Cazaquistão disse que também é necessário “avaliar com sobriedade os riscos e o potencial de seu impacto no sistema financeiro atual” das criptomoedas, e pediu um ambiente regulatório equilibrado que permita a criação de corretoras de criptomoedas em território nacional.

Ele observou que eles não veem praticamente “nenhum retorno financeiro” da mineração de criptomoedas atualmente e almeja que o Cazaquistão lucre com as inovações. 

“Devemos supor que estamos apenas no início do caminho de criação de uma nova economia inovadora, um ecossistema financeiro. Há um trabalho muito sério pela frente. Para mim, como Chefe de Estado, a transferência de toda a nossa economia para novos trilhos de desenvolvimento inovador é uma tarefa prioritária”.

Leia Mais: 

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br