O hashrate de Bitcoin está subindo lentamente aos níveis pré-proibição da China, o serviço continua ininterrupto e sem soluços. Entretanto, depois da diáspora, a situação econômica da China começou a apresentar rachaduras. 

Aliás, a desaceleração da economia chinesa também impactou o setor de criptomoedas. Pois com a queda das ações da China Evergrande Group, alguns investidores sugeriram que a Tether, stablecoin mais utilizada em negociações de cripto nos EUA, detinha em sua reserva as ações da empresa chinesa – o que foi desmentido em seguida.

15 arranha-céus na China que faziam parte do Projeto Liyang Star City Fase II sendo demolidos após ficarem inacabados por oito anos devido à ausência de demanda do mercado.

Taxa de hash do Bitcoin

Os mineradores estão voltando a ficar online depois de deixar a China, o hashrate de Bitcoin está subindo lentamente aos níveis pré-proibição da China e isso só enfatiza a capacidade do Bitcoin em resistir às instabilidades econômicas técnicas e políticas.  

Taxa de Hashrate do Bitcoin - Fonte Blokchain.com
Hashrate do Bitcoin – Fonte: Blockchain.com

O CEO da Pantera Capital, Dan Morehead, adiciona mais um fator à equação. “A rede bitcoin recuperou 68% da queda no hashrate que nosso modelo de dificuldade atribuiu à proibição da China – provavelmente em lugares com energia mais limpa.”

Impacto do FUD da China no consumo de energia e dificuldade de mineração da rede Bitcoin – Fonte: Carta de Setembro da Pantera Capital

A longo prazo, este processo de migração de hashrate acaba beneficiando a rede Bitcoin. 

Leia também: O lado positivo da ofensiva chinesa à mineração

Desaceleração da economia chinesa

Depois da diáspora, a situação econômica da China começou a apresentar rachaduras. As principais rachaduras, são 3 fatores que influenciam na desaceleração da economia chinesa: 

Escassez de semicondutores – A escassez global de chips está afetando a produção da indústria mundial. Da cadeia automotiva à produção de smartphones, a presença desses dispositivos é indispensável para o produto final. A venda dos chips subiu 18% no ano passado no país.

Boom imobiliário – Setor imobiliário cresceu tanto que já representa um quarto do PIB chinês; país está construindo cinco vezes mais casas que os EUA e a Europa somados. 

Evergrande, a maior empresa do setor, admitiu que pode não ter capacidade de cumprir com suas obrigações financeiras, superiores a US$ 300 bilhões, o que gera temor entre compradores, investidores e empreiteiros de uma falência, que traria consequências para a segunda maior economia do mundo. 

Nesta quarta-feira (15), dezenas de manifestantes protestam pelo terceiro dia consecutivo diante da sede da Evergrande em Shenzhen, sudeste da China. – Fonte: AFP

Guerra contra conglomerados de tecnologia – A Tencent Holdings Ltd. e a Kuaishou Technology caíram cerca de 3% depois que a mídia estatal Xinhua informou ontem que a China aceleraria a elaboração e implementação de regras de internet para proteger menores e governar o gerenciamento de informações. 

Esses são os 3 fatores que influenciam na desaceleração da economia chinesa – sem mencionar ainda o impacto da pandemia no setor de manufatura e no processo logístico da cadeia produtiva global. 

Além disso, recentemente vieram à tona as sérias preocupações sobre a Evergrande. Se a empresa entrar em colapso, isso terá um enorme impacto no sistema financeiro.

Tether

A desaceleração da economia chinesa também impactou o setor de criptomoedas. Pois a Tether teve que vir a público dizer que não possui em suas reservas nenhuma ação da China Evergrande Group. 

“O Tether não possui nenhum papel comercial ou outra dívida ou títulos emitidos pela Evergrande e nunca o fez”, disse um porta-voz do Tether ao The Block hoje (15) . “Conforme indicamos em nossas declarações publicadas e em nosso atestado de garantia mais recente com data de relatório de 30 de junho de 2021, a grande maioria dos papéis comerciais detidos pela Tether está em emissores A-2 e acima.” 

Os papéis comerciais e os certificados de depósito representam quase metade dos ativos da Tether, cerca de US$ 30,8 bilhões em 30 de junho de 2021, de acordo com o seu relatório mais recente. 

Embora a Tether diga que não possui papéis comerciais emitidos pela Evergrande, uma turbulência no mercado de papéis comerciais ainda pode ter ramificações mais amplas.

Leia Mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br