Coingoback

Enquanto boa parte do mundo luta contra o coronavírus aplicando quarentenas obrigatórias, o governo chinês está em outro nível de distopia.

Um banqueiro que trabalha em Hong Kong revelou à Bloomberg que para se mover pelo país ele precisa de duas coisas: uma autorização escrita do governo chinês e um código verde no aplicativo Alipay.

O homem que não quis revelar seu nome, afirmou que precisou desses dois requisitos para sair da cidade de Shenzhen e pegar um trem-bala para Hong Kong.

“Foi como o drama de Prision Break. São tantos níveis para ir e muitas barreiras para passar”, disse o banqueiro.

O app que te autoriza a andar

O Alipay é um aplicativo de pagamento chinês controlado pela gigante Alibaba. Ou seja, ele pode saber onde você está, em quais locais você foi, seus hábitos alimentares e de compra.

Por ter um vasto conhecimento sobre os padrões de compra dos clientes, a companhia foi capaz de criar um sistema um tanto distópico. Nele, cada usuário recebe um QR-Code com três cores – verde, amarelo e vermelho.

O Qr verde te dá liberdade de movimento, acesso a restaurantes e outros estabelecimentos. Enquanto o amarelo e o vermelho significam que você deve ficar em quarentena ou ir para o hospital ser supervisionado.

Os estabelecimentos são obrigados a verificar o código de cada cliente, garantindo ou não permissão para entrar no local. Conforme informações publicadas, já são mais de 200 cidades com o sistema funcional.

E o escopo do programa pode aumentar, visto que a WeChat também já soltou seu sistema de rastreamento e classificação.

Falta de transparência e bugs

Mas não são todas as pessoas que estão felizes com essa iniciativa para diminuir a propagação do coronavírus.

Alguns usuários estão reportando que seus códigos estão com erros.

“Meu erro no código de saúde permanece sem solução … e isso está afetando seriamente minha capacidade de viajar”, disse Miuyekanshijie usuário do “twitter chinês” Weibo.

Mas o pior é que ninguém sabe os critérios usados pelo Alibaba e provavelmente nunca saberão. Com erros, bugs e total falta de transparência, as empresas e o governo chinês aproveitam a crise para controlar ainda mais seus cidadãos.

Veja também: Governo chinês cria sistema de crédito social

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br