Segundo um post recente do Reddit, o Serviço de Identificação Administrativa, Migração e Imigração (SAIME) da Venezuela começou a aceitar pagamentos com Bitcoin para obter passaportes.

A notícia, que começou a se espalhar na terça-feira (23), foi confirmado por diversos usuários do Twitter e Reddit, incluindo venezuelanos fora do país de origem.

pagamento de passaporte da venezuela em bitcoin
A única opção de pagamento atualmente disponível é em BTC. A aba “Criptomoedas” pode sugerir até mesmo que outras moedas passem a ser aceitas. Fonte: Reddit

Alguns venezuelanos também disseram que o processo é feito para a renovação do passaporte, que estende dois anos para o vencimento do mesmo.

“Acabei de verificar pessoalmente e é totalmente verdade. #Venezuela, o serviço de imigração, está aceitando #Bitcoin para pagamentos. Renove o passaporte ou solicite uma extensão.”

@BTClovera no Twittter

Mesmo assim, ainda não há confirmação oficial por parte do órgão governamental sobre a veracidade da opção, visto que a Venezuela possui sua “própria criptomoeda”: o Petro.

“Isso deve ser uma boa notícia. Contanto que eles não lavem bem as transações, poderemos rastrear para onde foi o dinheiro, em oposição a um ledger inteiramente privado. Ou, no mínimo, fornecer dúvidas razoáveis ​​pelo fato de terem que lavar o BTC antes da distribuição.”

Fonte: Reddit

Segundo comentários da mesma postagem do Reddit, a opção aparenta ainda não estar disponível aos moradores da Venezuela, apenas à estrangeiros.

Alguns usuários venezuelanos afirmam ter apenas acesso a pagamentos em bolívares ou Petros, segundo comentários da thread no Reddit.

“Não posso confirmar porque estou na Venezuela. O governo tem duas opções: se você estiver na Venezuela, acho que recebe diferentes opções de pagamento como se estivesse no exterior.

Entrei na minha conta (estando aqui na Venezuela) e não consegui avançar, mas na tela inicial só vi bolivares e ícones Petro. De fato, se você rever a foto da postagem original (no início da matéria), o texto está em inglês.

Isso é estranho, suponho porque ele está no exterior? As páginas do governo estão em espanhol.”

Usuário u/WorkingLime, no Reddit

Implementações Inovadoras

“Olá. Agora você pode entrar no Saime. De acordo com a página, está funcionando das 17:00 às 05:00, horário da Venezuela. Ele só aceita pagamentos usando Bitcoin… O uso do TDC está bloqueado… Coming Soon”.

Juan Rios Villasmil via Twitter

Além disso, também foi apontado por usuários e pelo próprio site que a implementação utiliza da plataforma de processamento de pagamentos BTCPay Server, de código aberto.

Página de pagamento do passaporte com Bitcoin
Ao final da página, escrito “Powered by BTCPay Server“.

O novo portal do SAIME comenta, porém, apenas sobre a “utilização de cartões de crédito emitidas em quaisquer instituições, públicas ou privadas”, sem aparente menção ao Bitcoin.

Enquanto não houver confirmações, apenas surgem especulações sobre a aparente implementação do portal venezuelano.

Caso a notícia inusitada sobre a adoção do Bitcoin como forma de pagamento de passaportes seja verdadeira, e caso se aplique de forma consistente tanto aos residentes da Venezuela, quanto ao resto do mundo, esse seria mais um caso que comprovaria a aplicação e uso do Bitcoin na substituição do bolívar dentro do país.

E então, você acha que essa implementação seria benéfica à Venezuela? E ao Bitcoin? Comenta o que você acha aí embaixo!