Segundo um post recente do Reddit, o Serviço de Identificação Administrativa, Migração e Imigração (SAIME) da Venezuela começou a aceitar pagamentos com Bitcoin para obter passaportes.
A notícia, que começou a se espalhar na terça-feira (23), foi confirmado por diversos usuários do Twitter e Reddit, incluindo venezuelanos fora do país de origem.

Alguns venezuelanos também disseram que o processo é feito para a renovação do passaporte, que estende dois anos para o vencimento do mesmo.
Lo acabo de verificar personalmente y es totalmente cierto. #Venezuela, el servicio de extranjería, esta aceptando #Bitcoin para los pagos. Renovar pasaporte o la solicitud de una prórroga. $BTC pic.twitter.com/bMpVM4NQcA
— Lovera 😎 ⚡₿ (@BTClovera) June 24, 2020
“Acabei de verificar pessoalmente e é totalmente verdade. #Venezuela, o serviço de imigração, está aceitando #Bitcoin para pagamentos. Renove o passaporte ou solicite uma extensão.”
@BTClovera no Twittter
Mesmo assim, ainda não há confirmação oficial por parte do órgão governamental sobre a veracidade da opção, visto que a Venezuela possui sua “própria criptomoeda”: o Petro.
“Isso deve ser uma boa notícia. Contanto que eles não lavem bem as transações, poderemos rastrear para onde foi o dinheiro, em oposição a um ledger inteiramente privado. Ou, no mínimo, fornecer dúvidas razoáveis pelo fato de terem que lavar o BTC antes da distribuição.”
Fonte: Reddit
Segundo comentários da mesma postagem do Reddit, a opção aparenta ainda não estar disponível aos moradores da Venezuela, apenas à estrangeiros.
Alguns usuários venezuelanos afirmam ter apenas acesso a pagamentos em bolívares ou Petros, segundo comentários da thread no Reddit.
“Não posso confirmar porque estou na Venezuela. O governo tem duas opções: se você estiver na Venezuela, acho que recebe diferentes opções de pagamento como se estivesse no exterior.
Entrei na minha conta (estando aqui na Venezuela) e não consegui avançar, mas na tela inicial só vi bolivares e ícones Petro. De fato, se você rever a foto da postagem original (no início da matéria), o texto está em inglês.
Isso é estranho, suponho porque ele está no exterior? As páginas do governo estão em espanhol.”
Usuário u/WorkingLime, no Reddit
Implementações Inovadoras
“Olá. Agora você pode entrar no Saime. De acordo com a página, está funcionando das 17:00 às 05:00, horário da Venezuela. Ele só aceita pagamentos usando Bitcoin… O uso do TDC está bloqueado… Coming Soon”.
Juan Rios Villasmil via Twitter
Hola. Ya se puede entrar al Saime. Segun la pagina esta funcionando desde las 5pm hasta 5am hora Venezuela. Solo acepta pagos usando Bitcoin… Uso de TDC esta bloqueado.. Commig soon.. Que buena verga!
— Juan Rios Villasmil (@JuanRiosV) June 23, 2020
Além disso, também foi apontado por usuários e pelo próprio site que a implementação utiliza da plataforma de processamento de pagamentos BTCPay Server, de código aberto.

O novo portal do SAIME comenta, porém, apenas sobre a “utilização de cartões de crédito emitidas em quaisquer instituições, públicas ou privadas”, sem aparente menção ao Bitcoin.
Enquanto não houver confirmações, apenas surgem especulações sobre a aparente implementação do portal venezuelano.
Caso a notícia inusitada sobre a adoção do Bitcoin como forma de pagamento de passaportes seja verdadeira, e caso se aplique de forma consistente tanto aos residentes da Venezuela, quanto ao resto do mundo, esse seria mais um caso que comprovaria a aplicação e uso do Bitcoin na substituição do bolívar dentro do país.
E então, você acha que essa implementação seria benéfica à Venezuela? E ao Bitcoin? Comenta o que você acha aí embaixo!