Coingoback

Bitcoin se tornou cada vez mais popular na Turquia. É o que mostra o número de consultas no Google para a criptomoeda, que disparou após os últimos desenvolvimentos vindos do país, incluindo a proibição do uso de criptomoedas como forma de pagamento.

Turcos amam bitcoin

As atividades relacionadas à criptomoeda aumentaram na Turquia nas últimas semanas. Conforme relatado pelo CryptoPotato, anteriormente a nação proibiria o uso de ativos digitais como ferramentas de pagamento no final de abril. Além disso, o fundador da terceira maior exchange de criptomoedas do país escapou com US$ 2 bilhões em fundos de usuários.

Curiosamente, no entanto, esses desenvolvimentos apenas aumentaram o interesse dos turcos na indústria, e no Bitcoin, em particular. Os dados de tendências do Google mostram que o número de pesquisas de bitcoin tem aumentado gradualmente nos últimos meses.

O recorde anterior ocorreu no final de fevereiro, quando a lira turca desabou 15% em um dia depois que o presidente Erdogan removeu o governador do banco central. Agora, as consultas aumentaram para um novo recorde, que veio na semana seguinte à proibição mencionada.

Google Trends na Turquia para Bitcoin

Separadamente, o interesse do varejo pela compra da criptomoeda também estava crescendo recentemente. As pesquisas do Google por “Buy Bitcoin” registraram um novo recorde há apenas algumas semanas.

Google Trends na Turquia para Buy Bitcoin

Regulamentações após recente fiasco

Pouco depois de o terceiro maior local de negociação de cripto do país fechar as portas (Thodex), o quarto maior (Vebitcoin) também fechou. No entanto, o segundo parece diferente – em vez de bilhões de dólares em um puxão de tapete, Vebitcoin citou as dificuldades financeiras como o principal motivo, e ninguém afiliado à empresa fugiu ainda.

Consequentemente, as autoridades da Turquia decidiram agir para prevenir ocorrências semelhantes. Citando um “alto funcionário” familiarizado com o assunto, a Bloomberg relatou que o país agora planeja estabelecer uma estrutura legislativa mais precisa e rígida sobre o uso de criptomoedas.

A fonte não identificada disse que o Ministério do Tesouro e Finanças, o Conselho de Mercado de Capitais e o regulador de crimes financeiros Masak vão participar do projeto. O primeiro rascunho poderá ser divulgado em algumas semanas.

O recém-nomeado governador do banco central da Turquia, Sahap Kavcioglou, confirmou que novas regulamentações estão de fato sendo preparadas.

“Este mercado parece um poço sem fundo e a regulamentação é absolutamente necessária. Os riscos podem desencadear novos riscos. As pessoas podem fechar posições em outros lugares para balancear suas perdas nas criptomoedas.” – comentou Orkun Godek – chefe de pesquisa da Deniz Investment.

Veja também: Banco Central do Irã permitirá que importações sejam pagas em bitcoin

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br