Mais de 200 investidores, mineradores de bitcoin e executivos da indústria do petróleo se reuniram na primeira quarta-feira de agosto para beber, discutir sobre o meio ambiente e falar sobre uma nova maneira de lucrar alto com a criptomoeda. 

Bitcoiners e executivos da indústria do petróleo, o que eles têm em comum?  A vontade de ajudar o meio ambiente. Como? Transformando 275 milhões de toneladas de C02 em bitcoin.

Mineradores de bitcoin e executivos da extração de petróleo em Houston (EUA) | Fonte: CNBC
Mineradores de bitcoin e executivos da extração de petróleo em Houston (EUA) | Fonte: CNBC

 

Esse é o número de C02 emitido pelas empresas extratoras de petróleo pelo mundo, apenas com a prática chamada de “flaring”. A expressão vem de flare (chama), usada para designar chamas que ficam queimando permanentemente nas chaminés das petrolíferas.

O gás queimado contém, entre outros compostos, metano –  21 vezes mais potente que o C02 no efeito estufa. 

Há mais de um século esta queima era apenas um subproduto da extração, lançada diretamente na atmosfera. Recentemente, algumas empresas começaram a utilizar a queima para gerar energia, dando utilidade para o que seria apenas um desperdício. 

Contudo, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), pequenos operadores podem ter dificuldades para criar soluções e reduzir os impactos do flaring: 

“Pode ser um desafio para operadores individuais e de pequena escala implantar opções de redução da queima se eles não puderem se beneficiar das economias de escala.”

A recomendação para resolver o problema? O livre mercado!

“Isso enfatiza a importância de iniciativas e regulamentações voluntárias para encorajar os operadores a trabalharem juntos para reduzir a queima.”, afirmou a AIE.

E nada mais livre que o bitcoin.  A empresa UpStream, fundada pelo engenheiro Steve Barbour, já instalou mais de 140 mineradoras de bitcoin nos Estados Unidos. 

“Este é o melhor presente que a indústria de petróleo e gás poderia ter recebido”, disse Ortolf, representante da UpStream. “Eles estavam deixando muitos hidrocarbonetos sobre a mesa, mas agora, eles não estão mais limitados pela geografia para vender energia.”

Hayeden Griffin Haby III é um petroleiro e agora um minerador de bitcoin extremamente satisfeito. 

“Quando ouvi dizer que você poderia ganhar tanto dinheiro com o gás em vez de apenas queimá-lo na atmosfera, graças a toda a ‘questão da mineração de bitcoin’, eu não consegui deixar isso de lado.”


Se você achou essa maneira de minerar bitcoin curiosa, veja nosso artigo sobre “6 maneiras incomuns de minerar Bitcoin”.

Leia Mais:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br